Gislaine Luiza Batista – Professora responsável pela gestão da sala e ambiente de leitura
Os alunos das 3ª séries A e B do ensino médio da EEEI Teófilo Gonzaga da Santa Cruz participaram no dia 29 de novembro da instalação e encenação baseada no livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus, como culminância das atividades realizadas em sala de aula. Uma negra, brasileira, nascida em Sacramento – MG, que morou na favela Canindé em SP por muitos anos, junto de seus 3 filhos. Escrevia o que presenciava pelas ruas de Canindé: as brigas, os assassinatos, a prostituição infantil, a miséria, a fome, o descaso social, enfim, a precariedade da vida.
O projeto faz parte do programa de ação da professora Gislaine, responsável pela gestão da sala e ambiente de leitura para contribuir com os alunos que demonstraram baixo desempenho em Língua Portuguesa.
No decorrer dos meses de outubro e novembro, os alunos, acompanhados da professora da sala de leitura e em parceria com a professora de Língua Portuguesa Leonice, o professor Wesley de Arte e o professor de Projeto de Vida Helton, leram e discutiram sobre a obra, bem como pesquisaram e puderam notar sua grandeza. Após, começaram a montagem da instalação e os ensaios de uma breve encenação de algumas partes do livro.
A instalação teve como ideia desenvolver a habilidade (EM13LP03): analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade que permeiam a explicitação de relações dialógicas, a identificação de posicionamentos ou de perspectivas, as informações de maneira intencional, incentivá-los nas tomadas de decisões simples do seu dia a dia.
Salientamos que os alunos ocuparam espaço de protagonistas desta ação, uma vez que de forma autônoma e proativa, colocaram em prática evidências que intensificam suas atitudes enquanto indivíduos críticos e pensantes, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.