O projeto foi desenvolvido pelo professor da Sala da Leitura, que realizou diversas atividades, como: leitura, cinema e teatro na semana do nascimento de Monteiro Lobato.
Vitor Alexsander Ribeiro Batista – Docente Responsável pela Sala e Ambiente de Leitura.
Na manhã da quarta-feira,19 de abril, aconteceu na escola estadual, Maria José Barbosa Castro Toledo, a culminância do projeto “Dia Nacional da literatura infanto-juvenil”. O projeto foi realizado pelo professor Vitor da Sala de Leitura, em parceria com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
O intuito do projeto é reviver as histórias e personagens criados por Monteiro Lobato, de uma forma um pouco diferente, trabalhando habilidades socioemocionais através da leitura, teatro, cinema e a gameficação, bem como conhecer um pouco da história do autor.
Durante o horário de almoço, os alunos dos 6° e 7° anos visitaram a Sala de Leitura para realizar uma atividade um pouco diferente, assistir ao filme Sítio do Pica-Pau Amarelo, que mais tarde foi tema de disputa entre as duas salas,na plataforma de aprendizagem baseada em jogos Kahoot.
O projeto, também, contou com uma exposição de livros na hora do intervalo dos alunos do Ensino Fundamental.
Aluno Alex do 7ª Ano lendo para as alunas do 6ª Ano contos morais de Monteiro Lobato.
Alunos do 6° e 7° anos assistindo ao filme “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Vitor Alexsander Ribeiro Batista – Docente Responsável pela Sala e Ambiente de Leitura.
Os alunos do Ensino Médio da escola E.E. Maria José Barbosa Castro Toledo, no dia 06/12/2022, realizaram o 2° Sarau de Língua Portuguesa com o tema “100 anos da Semana da Arte Moderna”.
Os professores da Área de Linguagens, em conjunto com o professor da Sala de Leitura, planejaram várias atividades/apresentações para comemorar os 100 anos da Semana da Arte Moderna, com o objetivo de mostrar ao público o impacto artístico do movimento na cultura brasileira, a temática abordada e a importância da tomada de consciência que esse movimento teve para a história do nosso país.
Para além da relevância do tema, um dos objetivos do projeto foi o de promover o protagonismo dos alunos, estimular a parceria entre eles, reconhecer a importância do planejamento, organização e a responsabilidade em cumprir com suas atividades.
A apresentação do Sarau contou, também, com a participação dos professores das outras áreas. Os alunos e seus responsáveis foram convidados para assistir à programação do dia.
A primeira apresentação foi um teatro, no qual os alunos encenaram uma conversa entre Anita Malffati, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, de onde surgiu a ideia da criação da Semana da Arte Moderna de 1922. Ao final da apresentação, os alunos fizeram uma paródia da música “Umbrella”, da cantora Rihanna.
Na sequência, a aluna Maria Júlia, do 9º Ano B, leu o poema “O Bicho”, de Manuel Bandeira. O poema retrata a realidade social do Brasil imerso na miséria durante a década de 1940.
As duplas semifinalistas da ação “Soletrando”, realizada anteriormente em sala de aula, disputaram a final durante o evento do SARAU. Dentre eles, destacou-se a dupla vencedora do 7º ano A: Samuel e Bruno. A turma do 8º A interpretou a Victória Santa Cruz, com o poema “Me gritaram negra”.
O encerramento do SARAU 2022 se deu com a apresentação do coral das Eletivas, da música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. A música retrata a temática modernista, da seca no sertão nordestino e a migração em busca de uma vida melhor.