Pofessor José Libânio Filho, uma vez ao mês, no horário de entrada dos alunos, demonstra um “Drops de Leitura” com o tema - AUTOR DO MÊS.
Por Tânia Sanches– Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
A Professora Tânia Sanches, responsável pela Sala de Leitura, no CEEJA Professor José Libânio Filho, uma vez ao mês, no horário de entrada dos alunos, demonstra um “Drops de Leitura” com o tema - AUTOR DO MÊS, transmitindo aos alunos, professores e funcionários dados biográficos de um autor, falando um pouco sobre sua vida e obras, expondo os livros deste autor, com intuito de torná-lo conhecido.
A partir desta explanação, muitos alunos buscam livros na Sala de Leitura, além de informações e outros materiais.
É um momento de troca de conhecimentos, cultura, ideias e um pouco de lazer. Um modo informal de aprender.
AMOSTRA DE AÇÕES DESENVOLVIDAS
AUTOR DO MÊS – MAIO / 2023
AUTOR DO MÊS – JULHO / 2023
Tânia Sanches Peres Souza – Docente Responsável pela Gestão da Sala e Ambiente de Leitura
O Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março, foi instituído em 16 de novembro de 1999, na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.
O objetivo geral dessa data é apoiar a diversidade linguística e oferecer às línguas, sobretudo as ameaçadas, como as indígenas, a oportunidade de serem visibilizadas, já que a POESIA é uma manifestação literária aberta à diversidade, à livre criação, à criatividade, à inovação formal e à multiplicidade temática.
Entre os dias 21 de março a 25 de março, foram lidas e trabalhadas as poesias selecionadas, uma para cada dia da semana, para serem degustadas no dia a dia. Oportunamente, foram lidas:
1- A poesia é o que alimenta a alma.
2- Tempera o dia.
3- Acalenta os corações, acalma.
4- Ou agita quem precisa de folia.
5- Ah. . . a poesia!
6- Mas, para ser, precisa ser lida, declamada,
7- Tirada do papel, da cabeça, do chapéu.
8- Precisa que alguém lhe empreste a voz e o coração.
9- Ouça com atenção, os poeminhas da semana, pois é puro amor que emana!
A partir daí os alunos participaram, juntamente com os professores, conforme exemplificado na galeria de fotos abaixo.
PROFESSORA TÂNIA- SALA DE LEITURA, REALIZANDO A ABERTURA DA SEMANA MUNDIAL DA POESIA, JUNTAMENTE COM O ALUNO GABRIEL CARVALHO.