Cinzas Vulcânicas - Recomendações...

"Atualmente, não há normas sobre a concentração de cinzas que pode ter uma incidência nos motores dos aviões”, disse o líder da OACI, Roberto Kobeh Gonzalez, em resposta a questões sobre a segurança do transporte aéreo após a erupção do vulcão islandês, no mês de abril de 2010, que paralisou o tráfego aéreo na Europa.

"Devemos trabalhar com o setor", disse o mexicano, líder da organização com sede em Montreal, sublinhando que a resposta deve sobretudo ser dada pelos cientistas.

Este cenário retrata com muita propriedade como o conhecimento sobre o assunto está tão escasso. Faltam dados concretos que possam estabelecer parâmetros para que o comandante da aeronave possa tomar uma decisão acertada sobre o que fazer em caso de se deparar com esta anormalidade da natureza.

Em reforço, algumas matérias veiculadas na internet dão conta de que a EASA estará trabalhando em estreita colaboração com a ICAO e a indústria da aviação para definir específicas instruções para a aeronavegabilidade permanente (ICA).

Fruto deste projeto, algumas recomendações foram difundidas no meio aeronáutico europeu sob forma de prevenção e de antecipação aos perigos ligados à atividade vulcânica.

São estas as recomendações:

Os proprietários e operadores de turbina de aviões e helicópteros são recomendados para as seguintes ações:

Realizar inspeções diárias quando estiver operando em uma área de contaminação de baixo teor de cinzas vulcânicas, para detectar a erosão, acúmulo de cinzas vulcânicas, danos ou degradação dos sistemas do motor ou aeronave.

Nestas inspeções verificar os seguintes itens:

- Bordos de ataque das asas;

- Luzes de navegação e pouso, radomes ;

- Trem de pouso - Estabilizador horizontal ;

- Toda a estrutura de extrusão ;

- Tubos de pitot estático e portas ;

- Janelas e pára-brisas ;

- Entradas do motor ;

- Compressores de motor e turbinas;

- Óleo de sistemas de motor ;

- Pás do rotor .

Com base nos resultados das inspeções acima, inspeções mais detalhadas podem ser necessárias. Salvo se instruções específicas já tenham sido fornecidas pelo fabricante ou operadores, as inspeções acima referidas deverão também ser realizadas após cada voo, sempre que os seguintes fenômenos são observados ou detectados durante o voo:

- Acre odor semelhante à fumaça elétrica;

- Início rápido de problemas no motor;

- O fogo de Santelmo;

- Brilho laranja branco / aparecendo nas entradas do motor;

- Poeira no cockpit ou cabine ;

- Súbito (inesperado) aparecimento de trevas exteriores;

- Flutuações da velocidade.

Recebi outra fonte de consulta que trata do assunto. Veja em anexo e aprenda um pouco mais.

Bons Voos...