Sacola Flutuante

Experiências com Balões

Muitos são os experimentos em ciência básica que relacionam balões e as diversas formas de enchê-los (alguns links no final deste texto). Obviamente, muitas crianças e jovens podem implementar estes experimentos usando de materiais dos "raros" laboratórios nas escolas públicas, ou até mesmo usando de materiais reciclados. Neste sentido, este texto apresenta mais uma alternativa para a execução desta tarefa - a simulação computacional.

Para não alongar este texto, o leitor pode encontrar mais detalhes sobre o assunto, no experimento entitulado "Saco de plástico vazio fica em pé?", que foi um dos principais textos usados como base para esta implementação. A simulação também foi inspirado em vídeos disponíveis na Internet, como em: "Enchendo Balão com Secador de Cabelo".

A Simulação Computacional (aplicativo Web)

Este objeto de aprendizagem computacional, virtualmente, traz o experimento para uma sala de aula, ou para qualquer lugar onde o aluno possa acessar esta página web. Na simulação a seguir os elementos do experimentos já estão devidamente dispostos na mesa do aluno, bastando que o aluno dê um clique no botão de ligar/desligar, virtualmente inserido a direita do secador.

Observa-se ainda que esta simulação foi criada com o objetivo de demonstrar o quão intuitivo é o desenvolvimento deste tipo de objeto de aprendizagem para os alunos do curso de Informática Educacional da UFOPA. Neste contexto, o objeto de aprendizagem teve como principais conceitos a Programação Orientada a Eventos, o Desenvolvimento de Aplicações Web e a Ferramenta de Desenvolvimento Tynker.

Para Saber e Fazer Mais

Postado em 12/06/2019 (Cássio D. B. Pinheiro).