As Portas NAND e NOR
Título (link)
A importância das portas NAND e NOR.
Objetivo
Demonstrar, através de uma simulação de circuitos lógicos, a importância das portas NAND e NOR, como elementos construtores para as portas lógicas elementares (AND, OR e NOT).
Descrição
O objeto de aprendizagem é constituído de dois módulos, a saber: i) um que usa de portas lógicas NANDs para construção das portas lógicas elementares AND, OR e NOT e; ii) outro que usa das portas NORs para construir o mesmo conjunto de portas elementares. A simulação permite que seus usuários efetivamente observem o funcionamento da portas lógicas, entrando com os dados e verificando as saídas e o comportamento elétrico de cada circuito.
Palavras-Chave
Eletrônica Digital, Portas Lógicas, Simulação.
Categorização
Simulação Computacional.
Área e Sub-Área
Eletrônica Digital, Portas Lógicas.
Nível de Ensino e/ou Série
Universitário e/ou Técnico Profissionalizante
Pré-requisitos
Conceitos básicos de eletrônica.
Imagem
Informações ao Professor
O circuitos que implementam cada uma das portas lógicas, por serem de cunho educacional, contam com o mínimo de componentes, permitindo que com o uso dos mesmos, o aprendiz tenha uma noção prática do seu funcionamento. O professor deve orientar o uso, tendo como base, as tabelas verdades de cada uma das portas lógicas. O aluno pode observar, não somente o resultado das operações, mas principalmente os conceitos de portas lógicas elementares e da equivalência de circuitos lógicos. O professor pode ressaltar também a importância das portas NAND e NOR, na prototipagem de circuitos, pois estas podem substituir qualquer porta lógica necessária.
Características Técnicas
A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base apenas as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado.
A simulação tem como principais características o seu uso imediato e orientado. Ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nas chaves indicadas na descrição da simulação, tenha resultados apresentados imediatamente. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.
Desenvolvedor
Prof. Cássio D. B. Pinheiro.