Pseudo Micro-Operações

Título (link)

"Olá Mundo!" com "Micro-Operações".

Objetivo

Apresentar alguns elementos relacionados aos conceitos de Micro-Operações; destacando as diferenças e semelhanças de programas com o mesmo objetivo; um escrito em linguagem de alto nível (C++), com um outro, escrito em Assembly.

Descrição

O objeto de aprendizagem inicia com um programa em C++, que implementa o processo de exibição de uma String, caractere a caractere. Neste processo, o procedimento que implementa a exibição da String foi organizado em pequenos módulos de trabalho. O modelo usado no programa em C++ é adaptado para Assembly (8-Bit Assembler Simulator). O programa também apresenta, em seus comentários, alguns elementos que permitem a melhor observação sobre o método recursivo implementado no código Assembly.

Palavras-Chave

Micro-Operações, Programação, C++, Assembly.

Categorização

Aplicativos, Programa de Computador.

Área e Sub-Área

Computação, Arquitetura de Computadores.

Nível de Ensino / Série

Técnico Profissionalizante e Universitário.

Pré-Requisitos

Programação básica de computadores nas linguagens C++ e Assembly.

Programas

Informações ao Professor

O OA foi especialmente desenvolvido para o uso em componentes curriculares de Arquitetura de Computadores e seus afins. Como usa de técnicas relacionadas com as linguagens C e Assembly, o aluno deve ter, pelo menos, o conhecimento básico de programação de computadores.

Os programas são relativamente simples - inclusive o programa em assembly. O ponto principal do programa, como um objeto de aprendizagem, está na possibilidade de análise do código assembly, observando os seus comentários e tentando encontrar a relação com as instruções executadas no programa C++. Como a maioria dos aprendizes está mais habituada a analisar programa em linguagem de alto nível, eventualmente, a tarefa de analisar um programa em Assembly, partindo do programa em C, torne-se intuitiva.

Destaca-se nos programa, o uso de técnicas semelhantes à da Programação Modular, para distribuir as tarefas executadas em pequenos módulos, que chegam aos seus objetivos usando de um conjunto mínimo de instruções. Obviamente, os elementos aqui apresentados, não efetivamente se aplicam à técnica conhecida como Micro-Operações. No entanto, a estrutura pode ser usada para criar paralelos conceituais práticos, permitindo que o aprendiz possa implementar funcionalidades semelhantes às implementadas apenas por desenvolvedores de microprocessadores.

Características Técnicas

O OA foi desenvolvido usando a Linguagem C++, inserida no ambiente Web JDoodle. A linguagem C foi selecionada pois permite que o programador, tenha um controle quase que absoluto dos componentes do computador. Já o ambiente JDoodle facilita o processo de desenvolvimento de programas pequenos, sendo assim muito útil no ensino de programação. A sua interface baseada na Web facilita o acesso, onde o professor pode usar de qualquer laboratório de informática com acesso à Internet, sem que seja necessária a instalação de aplicativos especiais - o navegador já é o suficiente.

O apêndice em Assembly foi escrito para ser executado no 8-bit Assembler Simulator (também baseado na Web), que é uma máquina (simulador) com características organizacionais bem "discretas", onde destacam-se: i) o armazenamento e endereçamento de dados em 8 bits; ii) a pouca disponibilidade de registradores e; iii) o conjunto restrito de instruções.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 18/11/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).