Multiplicador em 2 Bits

Título (link)

Multiplicador em 2 Bits.

Objetivo

Demonstrar, na prática, como um circuito lógico executa uma operação de multiplicação binária.

Descrição

Este artefato de aprendizagem é composto por uma simulação de circuito, que usa de portas lógicas básicas e circuitos somadores para implementar operações de multiplicação entre dois números binários de 2 bits.

Palavras-Chave

Lógica Computacional, Circuitos Digitais, Multiplicadores.

Categorização

Simulação Computacional.

Área e Sub-Área

Computação, Eletrônica Digital, Organização de Computadores.

Nível de Ensino / Série

Técnico Profissionalizante e Universitário.

Pré-Requisitos

Portas Lógicas, Tabela Verdade.

Imagem

Informações ao Professor

A simulação pode ser usada de diversas formas e objetivos. Como exemplos podem ser destacados os seguintes: i) como exemplo prático de uso onde o aluno terá a visão do funcionamento de circuitos lógicos; ii) como resultado final de uma oficina prática voltada ao desenvolvimento e funcionamento de circuitos lógicos, ou simplesmente; iii) como um produto relacionado aos conceitos apresentados em uma aula ou apresentação de eletrônica digital.

Características Técnicas

A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado. Observa-se que o somador completo e o display decimal, mesmo não sendo primitivas lógicas, são primitivas do simulador usado.

A simulação tem como principais características o seu uso imediato, de modo que ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nos elementos de entrada de dados, tenha nos pontos de saída, os resultados referentes aos dados de entrada. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 30/04/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).