Microprocessador de 8 Bits

Título (link)

Microprocessador de 8 Bits.

Objetivo

Apresentar e permitir a execução, em modo interativo, um microprocessador implementado em software que lê e executa instruções obtidas da memória.

Descrição

A aplicação é um pequeno programa de computador que implementa um microprocessador de 8 bits, onde é permitido ao usuário: i) inserir instruções a serem executadas; ii) executar as instruções inseridas e; iii) opcionalmente, alterar a velocidade de execução da instrução.

Palavras-Chave

Microprocessador, 8 bits, Infográfico Interativo.

Categorização

Aplicativos, Aplicativo Web, Programa Visual Orientada a Eventos.

Área e Sub-Área

Computação, Organização e Arquitetura de Computadores.

Nível de Ensino / Série

Médio e Universitário.

Pré-Requisitos

Conhecimentos básicos de Organização de Computadores.

Programa

Informações ao Professor

O OA, que até pode ser considerado como um infográfico interativo, é uma aplicação computacional que implementa um microprocessador com estrutura e funcionalidades bem simples; podendo executar apenas 5 operações entre registradores e/ou constantes inteiras, a saber: i) movimentação de dados (MOV); ii) adição (ADD); iii) subtração (SUB); iv) multiplicação (MUL) e; v) divisão (DIV).

A "memória" deste projeto computacional comporta apenas três dados, que são usados para armazenar, respectivamente, um comando a ser executado e os dois operandos necessários à composição da instrução.

Para usar o aplicação, basta clicar no botão de "Comando" e selecionar a operação desejada. Após isso o usuário deve definir os dados necessários à operação, clicando nos botões abaixo do comando - os quais serão devidamente ajustados, dependendo da operação selecionada. Feito isso, basta clicar em "Exec" e observar o processo de execução do comando.

Características Técnicas

O aplicativo foi desenvolvido através do ambientes Tynker, o qual possibilita o desenvolvimento simples e rápido de aplicações em diversos modelos e linguagens (inclusive infográficos interativos). A simplicidade e velocidade de desenvolvimento vem do uso de: i) um ambiente visual de desenvolvimento; ii) da disponibilização de diversos componentes (objetos e atores configuráveis); iii) da programação visual em blocos e; iv) da programação orientada a eventos.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 30/09/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).