A Corrente Elétrica

Título (link)

A Corrente Elétrica.

Objetivo

Com o uso de simulações, apresentar de modo prático, os conceitos de "corrente elétrica", assim como descrever alguns de seus efeitos.

Descrição

Este OA se apresenta como um roteiro de atividades que possibilitam ao utilizador, a execução de um pequeno experimento relacionado à observação do comportamento de dois circuitos elétricos simples. Este roteiro deverá conduzir a compreensão dos conceitos relacionados ao tema.

Palavras-Chave

Eletricidade Básica, Corrente Elétrica, Simulação Computacional.

Categorização

Atividades de Aula, Simulação Computacional.

Área e Sub-Área

Eletricidade, Circuito Elétricos.

Nível de Ensino / Série

Do ensino Básico ao Universitário.

Pré-Requisitos

Noções Básicas de Eletricidade.

Imagens

Informações ao Professor

O OA foi desenvolvido para ser usado como roteiro de atividade prática em aulas que tratam de temas relacionados a eletricidade básica e a circuitos elétricos.

A atividade prática tem como foco o desenvolvimento progressivo do conhecimento, partindo da execução de um experimento em um ambiente de simulação semelhante ao mundo real e finalizando com a execução em um ambiente onde o utilizador pode observar não somente os efeitos físicos (visuais), como também as suas respectivas representações numéricas destes efeitos.

Características Técnicas

As práticas interativas foram desenvolvidas usando de ferramentas de desenvolvimento virtual de circuitos, mais especificamente os simuladores de circuitos TinkerCAD e Falstad Circuit Simulator.

Estas ferramentas podem ser comparadas a laboratórios virtuais para o desenvolvimento de circuitos eletrônico, pois disponibilizam um grande numero de componentes eletrônicos, assim como também conta com os principais instrumentos de medição, necessários em um laboratório.

O roteiro de aprendizagem, em seu texto, conta com diversos hiperlinks destinados principalmente a obtenção dos pré-requisitos necessários ao melhor compreensão do conteúdo apresentado.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 23/01/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).