Acionador para Alarmes

Título (link)

Acionador Digital para Alarmes.

Objetivo

Apresentar o funcionamento, através de uma simulação computacional, de um simples circuito digital para acionar alarmes.

Descrição

O circuito tem como elemento chave um simples Latch RS, que ao receber o sinal de um sensor qualquer, envia para sua saída, um sinal que pode ser usado para ativação de uma alarme qualquer; podendo ir desde um simples sistema sonoro, até mesmo um sistema remoto com base em aplicativo móvel. Os sinais dos sensores, em número de cinco, são aglutinados por uma porta OR, de modo que qualquer um dos possíveis sensores, poderá "armar" o sistema. O sistema pode ser "desarmado" por um simples pulso de Reset, voltando assim ao seu estado inicial de prontidão.

Palavras-Chave

Eletrônica Digital, Aplicações para Portas Lógicas, Simulação.

Categorização

Simulação Computacional.

Área e Sub-Área

Eletrônica Digital, Circuitos Sequenciais.

Nível de Ensino e/ou Série

Universitário e/ou Técnico Profissionalizante

Pré-requisitos

Conceitos elementares de eletricidade.

Imagem

Informações ao Professor

O circuito foi criado especificamente para ser usado como produto prático desenvolvido com os conhecimentos relacionados ao Latches. O professor, pode orientar os seus aprendizes, de modo que eles desenvolvam os sensores e alarmes a serem usados no circuito base.

Características Técnicas

A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base apenas as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado.

A simulação tem como principais características o seu uso imediato e orientado. Ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nas chaves indicadas na descrição da simulação, tenha resultados apresentados imediatamente. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 23/11/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).