Flip-Flops

Título (link)

Flip-Flops: RS, D, JK e T.

Objetivo

Demonstrar, através de uma aplicação prática, o funcionamento dos mais comuns circuitos lógicos usados no armazenamento de dados, os Flip-Flops.

Descrição

São cinco circuitos de Flip-Flops. O RS Síncrono, que é usado como base para os outros circuitos, usa da "realimentação" para "direcionar" os sinais de Set e Reset, para a saída. O termo síncrono está relacionado ao uso de Clock na habilitação (ou não) das entradas. Os Flip-Flops Data efetivamente implementa um circuito de memória, onde o dado de entrada é "armazenado" no circuito, sempre que o sinal de habilitação é encaminhado. Os Sensíveis a Borda, interligam RSs para ativar as entradas apenas quando da transição de Clock (alto para baixo) e assim como o JK, podem "perder" um ciclo de Clock nesta tarefa. Os Flip-Flops JK e T, adicionam portas para definição prévia do dados de saída.

Palavras-Chave

Eletrônica Digital, Aplicações para Portas Lógicas, Simulação.

Categorização

Simulação Computacional.

Área e Sub-Área

Eletrônica Digital, Circuitos Sequenciais.

Nível de Ensino e/ou Série

Universitário e/ou Técnico Profissionalizante

Pré-requisitos

Conceitos elementares de eletricidade.

Imagem

Informações ao Professor

É sugerido que, ao usar a simulação o professor deva direcionar o aprendiz ao uso de cada um dos circuitos, explicando cada um deles e apresentando gradativamente os conteúdos relacionados. Observa-se que o Flip-Flop RS Síncrono é base para todos os outros e, deste modo, deve ser observado de forma detalhada. É fortemente recomendados que o aprendiz seja orientado a inserir gráficos nas entradas e saídas dos circuitos. O empilhamento dos gráficos facilita a observação das mudanças e atrasos resultantes.

Características Técnicas

A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base apenas as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado.

A simulação tem como principais características o seu uso imediato e orientado. Ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nas chaves indicadas na descrição da simulação, tenha resultados apresentados imediatamente. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 26/11/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).