Intercalando e Distribuindo Dados

Título (link)

Intercalando e Distribuindo Dados.

Objetivo

Demonstrar, através de uma aplicação prática, o funcionamento de um circuito, com base em eletrônica digital, o qual permite intercalar e distribuir dados, ou seja, um circuito recebe um conjunto de bits e permite o encaminhamento, de forma individual e escalonada, de cada um dos bits de entrada para a saída.

Descrição

Tanto o circuito do MUX, quanto o do DEMUX, tem como base um seletor, onde cada um dos quatro elementos do deste seletor é composto por uma porta AND de três entradas, nas quais, uma irá receber o dado de entrada e as outras duas o "código" de seleção, a saber: 00, 01, 10 e 11. Observa-se que o circuito que leva os sinais de S0 e S1 para cada uma das portas de seleção, foi planejado para nunca enviar o mesmo "código", para portas diferentes, de modo que apenas a sequência de entrada 11 permitirá o encaminhamento de uma entrada à sua respectiva saída. O MUX faz uso dos seletores para "intercalar" os dados de entrada de modo que, apenas uma destas entradas seja envia para a saída do circuito. O DEMUX usa os seletores para "distribuir" (nunca ao mesmo tempo) uma única entrada, para uma das quatro saídas de dados. Para facilitar o uso e a compreensão do objetivo do circuito, foram usados "conectores de nó" para: i) distribuir e "equalizar" os "códigos" de seleção e; ii) enviar a saída do MUX para a entrada do DEMUX.

Palavras-Chave

Eletrônica Digital, Multiplexer, Demultiplexer, Simulação.

Categorização

Simulação Computacional.

Área e Sub-Área

Eletrônica Digital, Circuitos Combinacionais.

Nível de Ensino e/ou Série

Universitário e/ou Técnico Profissionalizante

Pré-requisitos

Conceitos elementares de eletricidade.

Imagem

Informações ao Professor

É sugerido que, ao usar a simulação o aprendiz deva escolher apenas um dos bits de entrada e pô-lo no nível alto. Feito isso, ele deve inserir as sequências de seleção (uma a uma), observando qual "código" de seleção "ativa" a entrada posta em nível alto. O aprendiz também pode observar como o "entrelace" das entradas de seleção fazem com que uma porta (AND) de seleção seja, ou não, ativada.

O professor pode também ressaltar a importância deste tipo de circuito na transmissão serial de dados, já que um conjunto de dados pode ser "intercalado no tempo" (MUX), enviado serialmente e "distribuído em bloco temporal" (DEMUX), restabelecendo a mesma sequência binária da entrada.

Características Técnicas

A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base apenas as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado.

A simulação tem como principais características o seu uso imediato e orientado. Ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nas chaves indicadas na descrição da simulação, tenha resultados apresentados imediatamente. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 15/11/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).