Programando a Igualdade

Título (link)

A Lógica da Comparação de Igualdade.

Objetivo

Demonstrar que o computador pode executar comparação de igualdade entre dois argumentos numéricos inteiros, usando apenas as suas operações lógicas.

Descrição

Um pequeno programa que executa comparação de igualdade entre dois argumentos numéricos inteiros, usando apenas operadores lógicas, ou seja, não usa o operador de igualdade ("==" em C++).

Palavras-Chave

Lógica Computacional, Operações Relacionais, C++.

Categorização

Aplicativos, Programa de Computador.

Área e Sub-Área

Computação, Organização de Computadores.

Nível de Ensino / Série

Técnico Profissionalizante e Universitário.

Pré-Requisitos

Programação básica de computadores em linguagem C++.

Imagem

Informações ao Professor

O OA foi especialmente desenvolvido para o uso em componentes curriculares de Organização de Computadores e seus afins. Como usa de técnicas relacionadas com a lógica computacional, o aluno deve ter, pelo menos, o conhecimento básico de programação de computadores e de álgebra Booleana.

O professor pode usar o programa em uma oficina prática. Esta oficina deve iniciar com o professor, solicitando a sua classe, que desenvolva um pequeno programa para ler dois inteiros e compará-los. Após isso o professor deve inserir o desafio, solicitando que os alunos desenvolvam soluções sem o uso dos operadores convencionais para as ações (==). O professor deve indicar à classe que a solução dos problemas requer conhecimentos de álgebra Booleana.

Características Técnicas

O OA foi desenvolvido usando a Linguagem C++, inserida no ambiente Web JDoodle. A linguagem C foi selecionada pois permite que o programador, tenha um controle quase que absoluto dos componentes do computador. Já o ambiente JDoodle facilita o processo de desenvolvimento de programas pequenos, sendo assim muito útil no ensino de programação. A sua interface baseada na Web facilita o acesso, onde o professor pode usar de qualquer laboratório de informática com acesso à Internet, sem que seja necessária a instalação de aplicativos especiais - o navegador já é o suficiente.

Desenvolvedor

Prof. Cássio D. B. Pinheiro.

Mais Sobre o Assunto

Postado em 23/04/2021 (Cássio D. B. Pinheiro).