Demonstrar, através de uma aplicação prática, o funcionamento de uma CPU computacional. Destaca-se na demonstração a possibilidade da observação do ciclo de execução de uma instrução.
O circuito da pseudo CPU (pois não executa programa armazenado) usa dos mesmos recursos e organização geral de uma CPU convencional, contendo: i) banco de registradores; ii) unidade lógica e aritmética; iii) unidade de controle e, iv) gerador de Clock.
Eletrônica Digital, Aplicações para Portas Lógicas, Simulação.
Simulação Computacional.
Arquitetura de Computadores, Lógica de Controle.
Universitário
Eletrônica Digital e Organização de Computadores.
O banco de registradores conta com dois registradores de uso geral, um de flag (overflow) e um temporário ao acumulador. A unidade lógica e aritmética permite a execução de quatro instruções (duas aritméticas e duas lógicas). A unidade de controle, usa dos pulsos de Clock para cadenciar o ciclo de instruções, que de modo geral, carrega os dados para os registradores de uso geral, executa a instrução determinada encaminhando o resultado para o registrador temporário e finaliza encaminhando o resultado final para o registrador A.
A aplicação foi totalmente desenvolvida no Falstad Circuit Simulator. A simulação teve como base apenas as primitivas do simulador, ou seja, sem que nenhum componente tenha sido customizado.
A simulação tem como principais características o seu uso imediato e orientado. Ao ser iniciada, já está pronta para que o usuário, ao clicar nas chaves indicadas na descrição da simulação, tenha resultados apresentados imediatamente. Como objeto de aprendizagem, necessita de poucas informações adicionais, pois em sua execução são apresentadas algumas instruções de uso e elementos relacionados aos conceitos a serem compreendidos.
Prof. Cássio D. B. Pinheiro.