Phil Foden

Informação

Nacionalidade: Inglaterra

Data de nascimento: 28/05/2000

Posição: Médio

Biografia

UM DOS MAIORES TALENTOS DO FUTEBOL MUNDIAL...

Amplamente considerado um dos jogadores mais talentosos da Inglaterra, Blue Phil Foden se destacou nas categorias de base antes de se formar no time principal

O craque nascido em Stockport se juntou ao City no nível Sub-9 agora, aos 21 anos, tem quatro Premier Leagues, quatro Carabao Cups e FA Cup e dois Community Shields em sua coleção de medalhas.

Meio-campista criativo e canhoto, Foden alia o faro para o passe com a capacidade de deslizar pelos adversários, algo que se destacou durante sua passagem pela Academia.

Ele foi vice-campeão da FA Youth Cup em 2016/17, marcando na primeira mão da final quando o City perdeu para o Chelsea e também marcou 11 vezes na Premier League Sub-18 naquela temporada.

Sua forma levou Pep Guardiola a incluí-lo em sua equipe para a eliminatória da Liga dos Campeões contra o Celtic em dezembro de 2016.

No verão seguinte, Foden fez a seleção da Inglaterra Sub-17 para o Campeonato Europeu e marcou na final, onde o Young Lions perdeu para a Espanha nos pênaltis, mas ele voltou ao City para a pré-temporada e foi incluído na primeira turnê do United. Estados.

Ele produziu várias exibições impressionantes e fez várias escalações no início da temporada 2017/18 antes de partir para a Copa do Mundo Sub-17 na Índia.

A Inglaterra venceu o torneio e Foden foi fundamental, marcando duas vezes na final e conquistando o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do torneio.

Retornando ao Manchester, ele estreou contra o Feyenoord na Liga dos Campeões em novembro de 2017. Substituindo Yaya Toure aos 75 minutos , ele se tornou o jogador mais jovem do City a jogar nas competições europeias.

Um mês depois, ele se tornou o inglês mais jovem a ser titular em um jogo da Liga dos Campeões, quando foi nomeado titular contra o Shakhtar Donetsk e sua estreia na Premier League ocorreu 10 dias depois.

Ele fez várias participações quando o City conquistou o título da Premier League 2017/18 e assinou um novo contrato em dezembro de 2018, que o mantém no clube até 2024.

Na campanha de 2018/19, ele teve mais tempo de jogo, marcando sete gols em 26 partidas, enquanto o City vencia tudo antes deles no futebol inglês.

Foden continuou indo de vento em popa na última temporada, vencendo o prêmio de melhor jogador na final da Carabao Cup de 2020 sobre o Aston Villa e fazendo 38 partidas no total, marcando oito gols.

Ele então foi premiado com sua primeira internacionalização pela Inglaterra em setembro de 2020, mas seu impacto no clube continuou a crescer.

Foden foi um membro importante da equipe principal, com suas habilidades emocionantes que lhe renderam 50 partidas em 2020/21 e 16 gols.

Ele foi eleito o Jogador Jovem do Ano da PFA por seus esforços durante uma campanha impressionante.

E ele voltou a jogar em 2021/22, somando mais 45 partidas e marcando 14 gols, deixando-o a apenas cinco de meio século.

A energia e a malandragem de Foden são uma parte fundamental da filosofia de ataque de Pep Guardiola e suas atuações lhe renderam o segundo título consecutivo de Jovem Jogador da Temporada da Premier League.

No final da campanha de 2021/22, Foden também havia conquistado 15 internacionalizações pela Inglaterra.

Foden marcou o início da temporada 2022/23 ao assinar um novo contrato de longo prazo, comprometendo-o com o City até o verão de 2027.

O jogador de 22 anos foi um dos cinco jogadores do City convocados para a seleção da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2022.

E ele causou uma grande impressão no Catar, fazendo quatro partidas, começando três vezes e marcando contra o País de Gales, para ajudar a Inglaterra a chegar às quartas de final.

O meio-campista marcou sua 200ª partida pelo City com um gol e uma assistência contra o Bournemouth em fevereiro de 2023.

Foden se tornou o jogador mais jovem a atingir 50 envolvimentos com gols na Premier League pelo City na vitória por 2 a 0 sobre o Newcastle United em março de 2023.

Sua estreia contra os Magpies o levou a 33 gols e 17 assistências na tenra idade de apenas 22 anos e 280 dias.

Ele está no topo de uma lista impressionante, batendo Gabriel Jesus em segundo lugar, com o ex-atacante atingindo a marca de 50 no empate em casa por 2 a 2 com o Crystal Palace em 18 de janeiro de 2020 aos 22 anos e 290 dias.

E em maio, Foden ajudou o City a garantir seu terceiro título consecutivo da Premier League.