Nathan Aké

Informação

Nacionalidade: Holanda

Data de nascimento: 19/02/1995

Posição: Defesa

Biografia

Nathan Ake foi a segunda contratação do Manchester City no verão de 2020, chegando a um contrato de cinco anos que o mantém no clube até 2025.

O zagueiro de 28 anos veio do Bournemouth, onde fez 109 partidas em três temporadas.

Ake jogou predominantemente como meio-campo do Cherries, mas é capaz de jogar como lateral-esquerdo e começou sua carreira como meio-campista.

Com 13 internacionalizações pela Holanda, ele se mudou para a Inglaterra em 2011 aos 16 anos, quando o Chelsea o contratou do Feyenoord.

Ele fez sua estreia na equipe no Boxing Day 2012 e passou a fazer parte das equipes vencedoras da Liga Europa de 2013 e da Copa da Liga de 2014.

No entanto, as oportunidades do time principal eram limitadas e ele embarcou em vários períodos de empréstimo, primeiro no Reading, antes de uma temporada no Watford em 2015/16, quando ganhou o prêmio de Jogador Jovem do Ano do Hornets.

Ele ingressou no Bournemouth por um empréstimo de seis meses em 2016/17 e mudou-se permanentemente por uma taxa recorde do clube no verão seguinte.

A primeira campanha de Ake no Etihad foi prejudicada por lesões musculares e ele ficou restrito a apenas 13 jogos.

Ele sofreria lesões mais frustrantes durante 2021/22, mas mais do que dobrou suas aparições em sua primeira campanha com 27 e impressionou sempre que jogou.

Ake voltou a impressionar até agora durante a campanha 2022/23, tanto com sua consistência quanto adaptabilidade na defesa.

O jogador de 28 anos foi então convocado para a seleção holandesa que participará da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Ele manteve sua boa forma no Catar, começando todos os cinco jogos da Holanda quando chegaram às quartas de final antes de perder por 4 a 3 nos pênaltis para a eventual campeã Argentina.

A forma de Ake em 2022/23 e particularmente pós-Copa do Mundo tem sido excelente.

Ele marcou seu primeiro gol na Premier League no céu azul em nossa vitória por 3 a 0 sobre o West Ham em maio, duas semanas antes de o City ser coroado campeão da Premier League pela terceira temporada consecutiva.