Steph Houghton

Informação

Nacionalidade: Inglaterra

Data de nascimento: 23/04/1988

Posição: Defesa

Biografia

STEPH HOUGHTON INGRESSOU NO CITY NO DIA DE ANO NOVO DE 2014 NA ESPERANÇA DE AVANÇAR EM UMA JÁ ILUSTRE CARREIRA...

Houghton tornou-se profissional no clube local Sunderland Ladies antes de assinar pelo Leeds United Ladies em 2007. A transferência foi um sucesso para a lateral-esquerda nascida em Durham, que foi eleita a Jovem Jogadora do Ano da FA em 2008. Em 2010, ela também conquistou a medalha de vencedora da FA Women's Cup com o Leeds.

Embora predominantemente um zagueiro do lado esquerdo, Houghton apareceu em uma variedade de posições para os Lilywhites e sua versatilidade atraiu o interesse particular do Arsenal. Ela assinou com os Gunners em agosto de 2010, aparecendo 12 vezes e marcando duas vezes durante sua passagem pelo norte de Londres. Ela então conquistou a FA Women's Cup com o clube como capitã.

Houghton representou seu país em todos os níveis, totalizando mais de 100 partidas pela Inglaterra. Duas lesões graves sabotaram sua carreira internacional, mas em agosto de 2012 ela se recuperou totalmente e se tornou parte integrante de sua seleção nacional.

Representando o Team GB nas Olimpíadas de Londres 2012, Houghton se tornou um nome familiar ao marcar em todas as três partidas da fase de grupos, incluindo os gols da vitória contra a Nova Zelândia e o Brasil.

Uma rocha para o City durante toda a temporada de 2014, ela recebeu a braçadeira de capitão de seu país e se tornou a primeira mulher a aparecer na capa da Shoot Magazine.

Ela também levou as Lionesses à qualificação para a Copa do Mundo, após uma excelente campanha na fase de grupos e seu ano foi encerrado com a conquista de um troféu ao comandar o City para sua primeira taça de prata. 

Ela conquistou oito troféus com o City: quatro Copas Continentais, três Copas da Inglaterra e o título da Superliga Feminina da FA, e foi eleita a Jogadora do Ano do clube duas vezes.

Ela levou a Inglaterra à medalha de bronze na Copa do Mundo de 2015 no Canadá, bem como ao primeiro sucesso na SheBelieves Cup, e representou o Time GB em dois Jogos Olímpicos.

Em 2016, ela foi premiada com um MBE por suas conquistas no futebol feminino dentro e fora do campo e, na última temporada, tornou-se a primeira jogadora a atingir 100 vitórias na WSL e 200 jogos no City.

Ela assinou um novo contrato com o clube em janeiro de 2022 e conquistou sua oitava medalha de prata com nosso sucesso na Copa Continental de 2022.


Conquistas