Kalvin Phillips

Informação

Nacionalidade: Inglaterra

Data de nascimento: 2/12/1995

Posição: Médio

Biografia

'UM MEIO-CAMPISTA COMBATIVO E VERSÁTIL...'

Kalvin Phillips passou os primeiros 12 anos de sua carreira no futebol como jogador do Leeds United, progredindo das equipes juniores até a estreia contra o Wolves em abril de 2015, aos 19 anos.

Ele então marcou sua estreia em casa marcando um gol na derrota por 2 a 1 para o Cardiff no mesmo mês - realizando um sonho de infância de marcar em Elland Road.

Na temporada seguinte, ele fez mais 10 partidas pela seleção principal antes de se tornar um titular regular do clube que torceu quando menino.

Ele figurou 43 vezes durante a campanha de 2016/17 enquanto aprofundava sua educação no futebol e também ganhou o prêmio de Jovem Jogador do Mês do Campeonato pela primeira vez em outubro de 2017.

No entanto, foi a nomeação de Marcelo Bielsa como técnico do Leeds no verão de 2018 que provou ser um momento transformador na carreira de Phillips.

A nomeação do visionário ex-treinador argentino e chileno viu Phillips convertido em um jogador mais profundo na sala de máquinas, bem como, às vezes, sendo destacado para a defesa central.

Ele fez a transição com desenvoltura, fazendo 46 partidas na primeira temporada de Bielsa no comando do Elland Road, marcando três gols.

Tal foi seu impacto instantâneo, Phillips conquistou um lugar na equipe do ano do campeonato EFL, com o Leeds terminando em terceiro na tabela, apenas para ser derrotado pelo Derby na semifinal do play-off do campeonato.

Na campanha de 2019/20 interrompida pelo COVID, Phillips foi novamente uma torre de força, jogando 40 jogos ao todo e provou ser uma figura fundamental para ajudar o Leeds a finalmente encerrar a ausência de 16 anos do clube na primeira divisão ao vencer a promoção.

Elegível para jogar pela Inglaterra, bem como pela Jamaica e pela República da Irlanda por meio de sua herança familiar, antes do retorno do Leeds à Premier League, Phillips foi então convocado para a seleção da Inglaterra pela primeira vez em agosto de 2020.

Posteriormente, ele fez sua estreia internacional em um confronto da Liga das Nações com a Dinamarca no mês seguinte, tornando-se apenas o terceiro jogador neste século a jogar pelos Três Leões antes de jogar em um jogo da primeira divisão - seguindo os passos de Jack Butland e Wilfried Zaha. 

Naquele mesmo dia, Phillips também foi selecionado para a equipe do campeonato da temporada 2019/20 da PFA.

Um dos principais componentes da seleção inglesa de Gareth Southgate, nas últimas temporadas, Phillips reafirmou sua posição como um dos meio-campistas de destaque da Premier League.

Armado com um alcance de passe formidável e consciência tática astuta, Phillips combina esses atributos-chave com sua resistência formidável e apetite contagiante pelo sucesso.

Com uma técnica impressionante, sente-se à vontade para receber a bola sob pressão e também pode quebrar as linhas nas áreas centrais do jogo.

Com oito temporadas de experiência em Elland Road, a carreira de Phillips tem sido uma trajetória ascendente constante.

Em sua temporada inaugural jogando na Premier League, Phillips aprimorou ainda mais sua consciência tática e adaptabilidade enquanto ia de vento em popa, ao longo do caminho marcando sua 200ª partida pelo Leeds.

Depois de ajudar o Leeds a terminar em nono em seu retorno à primeira divisão, Phillips reafirmou ainda mais sua qualidade no verão de 2021, começando todos os jogos quando a Inglaterra chegou à final da Euro 2020.

O jogador de 26 anos recebeu elogios de especialistas, torcedores e da mídia por uma série de exibições dinâmicas e combativas, enquanto o time de Gareth Southgate chegava à primeira final em 55 anos antes de ser derrotado nos pênaltis pela Itália.

De fato, tal foi seu impacto para os Três Leões que ele foi eleito o jogador masculino do ano da BT England em 2020-21, derrotando Mason Mount e o novo companheiro de equipe do City, Raheem Sterling, para a honra. 

Embora a temporada 2021/22 tenha se mostrado mais desafiadora para o Leeds, Phillips continuou a impressionar antes de sua campanha ser interrompida por uma lesão no tendão da coxa que o afastou por quase quatro meses, embora ele tenha retornado na primavera para ajudar o time de Yorkshire a preservar seu status de voo superior.

Tendo ingressado no City no verão de 2022, Phillips teve que passar por uma cirurgia no ombro no início da temporada, forçando-o a ficar afastado por várias semanas.

Mas depois de se recuperar totalmente e voltar à ação com o City no início de novembro, ele foi convocado para a seleção da Inglaterra para a Copa do Mundo.

Posteriormente, Phillips fez duas aparições no banco de reservas para a equipe de Gareth Southgate no torneio do Catar.

O internacional da Inglaterra conquistou seu primeiro título da Premier League depois que o City foi coroado campeão pela terceira temporada consecutiva, faltando três jogos para a temporada 2022/23.