Ederson

Biografia

Nacionalidade: Brasil

Data de nascimento: 17/08/1993

Posição: Guarda-redes

INOVADOR, GUARDIÃO DE CLASSE MUNDIAL...

Ederson chegou ao City no dia  de julho de 017 com a reputação de ser um dos jovens goleiros mais promissores do futebol mundial.

Ele cumpriu sua promessa inicial em Manchester, estabelecendo-se como um dos melhores goleiros da Inglaterra, conquistando dois títulos da Premier League, três Carabao Cups, uma FA Cup e dois Community Shields no processo.

Nascido Ederson Santana de Moraes, ele começou sua carreira juvenil em seu país natal, o Brasil, no São Paulo FC, antes de se aventurar na Europa aos 16 anos para assinar com o Benfica.

Foi em Portugal que começou a sua carreira profissional, inicialmente no Ribeirão, equipa da segunda divisão, onde a sua forma lhe valeu a transferência para o Rio Ave, da Primeira Liga.

Durante uma passagem de três anos disputou 63 jogos em todas as competições e reforçou tanto a sua notoriedade que o Benfica o trouxe de volta ao Estádio da Luz em 2015.

A segunda passagem por Lisboa começou na equipa B, como suplente do guarda-redes titular do Brasil, Júlio César, mas sucedeu ao seu compatriota na campanha 2016/17 e ajudou as águias a bisbilhotar no campeonato e na taça.

MOVER PARA A CIDADE

Com o hábito de produzir excelentes defesas de reflexo e ostentar uma excelente distribuição, Pep Guardiolase lançou para o então jogador de 23 anos no verão antes de sua segunda temporada no Etihad Stadium.

Ele assinou um contrato de seis anos e três meses depois, em outubro de 2017, fez sua estreia no Brasil, sem sofrer golos na vitória por 3 a 0 sobre o Chile nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Edersonteve uma primeira campanha fantástica com o City, mantendo 16 jogos sem sofrer golos como parte integrante do sucesso do clube na Premier League.

Sua forma lhe rendeu a indicação de Jogador Jovem do Ano da PFA e o viu selecionado para a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018.

Em maio de 2018, ele assinou o contrato com Manchester City que o prendia ao clube até 2025 e voltou a impressionar em 2018/19.

Vinte jogos sem sofrer golos o levaram a ser nomeado para a Equipe do Ano da PFA, enquanto ele também defendeu um pênalti na disputa de pênaltis quando o City venceu o Chelsea para erguer a Carabao Cup.

O fantastico jogo de pes , incluindo a distância absoluta de alguns de seus chutes, gerou muita admiração no Etihad Stadium e em maio de 2018 ele quebrou o Recorde Mundial do Guinness para o drop kick mais longo, registrando 75,35 metros.

UM PIONEIRO PARA A PREMIER LEAGUE

Ederson é sem dúvida um pioneiro da Premier League.

Desde sua chegada, a maioria dos goleiros deste país mudou a forma de jogar, com ênfase em jogar na defesa, agora comum em muitos times da Inglaterra.

Isso significa que técnica, controle e distribuição são elementos-chave para qualquer goleiro de ponta - embora reflexos excepcionais, agilidade e capacidade de comandar a grande área permaneçam cruciais.

Ederson ganhou o prêmio Luva de Ouro 2019/20 pelo maior número de jogos sem sofrer golos na Premier League.

Ele também somou 13 internacionalizações pelo Brasil enquanto luta pela camisa número 1 internacional com Alisson Becker, do Liverpool.

Ederson foi novamente um membro crucial do time do City que conquistou o título da Premier League 2020/21 e a Carabao Cup.

Ele fez 47 partidas em todas as competições e novamente ganhou o prêmio Golden Glove para a maioria das paralisações da Premier League.

Considerado um dos melhores goleiros não apenas da Premier League, mas do mundo, o talentoso e inteligente Ederson é parte integrante do City de Pep Guardiola

Ederson voltou a conquistar a Luva de Ouro em 2021/22, dividindo o prêmio com Alisson Becker, do Liverpool, com 20 paradas.

Ederson fez um bom início de temporada 2022/23 e também fez parte da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Nosso número 31, cortesia de uma paralisação na vitória de 2 a 0 sobre o Newcastle United em março de 2023, tornou-se o 17º goleiro da Premier League a atingir 100 jogos sem sofrer golos.

Mas, vitalmente, ao alcançá-lo em apenas 208 jogos, ele se tornou o terceiro mais rápido a esse marco.

À sua frente estão a experiente dupla Petr Cech no primeiro lugar e Pepe Reina no segundo lugar, que alcançaram o feito em 180 e 198 jogos, respectivamente.

Ederson continuou a ser uma voz fundamental no sistema defensivo do City no final da campanha de 2022/23, ajudando-nos a garantir nosso terceiro título consecutivo da Premier League.