Bernardo Silva

Informação

Nacionalidade: Portugal

Data de nascimento: 10/08/1994

Posição: Médio

Biografia

JOGADOR TENAZ E TRABALHADOR...

O City contratou Bernardo Silva em julho de 2017, depois que ele ajudou o Mônaco a conquistar o título da Ligue 1 e uma campanha impressionante até as semifinais da Liga dos Campeões.

Abençoado com equilíbrio, astúcia e grande técnica, o meia português é uma ameaça tanto no centro quanto na lateral e ganhou o apelido de 'Chiclete' devido à maneira como a bola gruda em seus pés em dribles complicados.

Acrescente a isso um ritmo de trabalho incansável e é fácil entender por que Bernardo foi influente em seus dois anos em Manchester, ajudando o City a vencer duas Premier Leagues, duas Carabao Cups, uma FA Cup e o Community Shield.

A carreira começou no Benfica, onde saiu da equipa B, mas encontrou poucas oportunidades na equipa principal, o que o levou a um empréstimo de uma temporada ao Mónaco em 2013/14.

Ele era tão impressionante que o time da Ligue 1 tornou o acordo permanente seis meses após o início do acordo e ele floresceu nas três temporadas seguintes.

O terceiro lugar e a corrida para as quartas de final da Liga dos Campeões em 2015/16 foram eclipsados ​​no ano seguinte, quando Bernardo deu 12 assistências e marcou 11 gols na vitória do Mônaco na Ligue 1 e nas quartas de final da Liga dos Campeões.

A sua forma valeu-lhe a estreia internacional frente a Cabo Verde em março.

Ele se mudou para o City naquele verão e cresceu em seu papel em uma impressionante primeira temporada, marcando nove gols e adicionando 11 assistências ao encerrar a campanha com uma medalha na Premier League e na Carabao Cup.

Seguiu-se a Copa do Mundo de 2018, com Bernardo jogando em todos os quatro jogos, enquanto Portugal chegava às oitavas de final.

Sua segunda temporada em Manchester provou ser ainda melhor tanto em nível pessoal quanto de equipe. O City venceu tudo antes do jogo doméstico e o jogador de 24 anos foi sensacional o tempo todo.

Ele marcou 13 gols e 14 assistências em 51 partidas, vencendo o Melhor em Campo na final da Carabao Cup sobre o Chelsea e encerrando a campanha como o Jogador da Temporada do Clube.

No início de 2019 assinou uma extensão de contrato que se mantém no City até 2025.

Em 2019/20, fez 52 jogos e marcou oito golos – a terceira campanha em que somou meio século ou mais pelo Clube.

Bernardo voltou a fazer parte da equipa do City na época 2020/21, fazendo 45 jogos para elevar o total do seu clube para 201 - uma média de 50,25 jogos por campanha.

2021/22 revelou-se mais uma época magnífica para o popular médio.

Além de ganhar três votos consecutivos de Jogador da Temporada da Etihad, ele jogou 50 vezes e igualou sua melhor contagem de gols com 13.

Munido de uma vasta experiência também a nível internacional, Silva fez parte da seleção portuguesa que chegou aos quartos-de-final do Mundial de 2022.

Ele fez cinco aparições no total na final do Catar, impressionando ao longo da nação ibérica.

Bernardo teve a distinção, na vitória em casa por 2 a 0 sobre o Newcastle United em março, de marcar o milésimo gol do City em casa na era da Premier League, o mais importante naquele jogo do Etihad Stadium garantindo valiosos três pontos.

O internacional português continuou a ser uma figura chave na equipa de Pep Guardiola até ao final da campanha 2022/23, ajudando-nos a conquistar o nosso terceiro título consecutivo da Premier League.