Alex Greenwood

Informação

Nacionalidade: Inglaterra

Data de nascimento: 7/09/1993

Posição: Defesa

Biografia

A VENCEDORA DA UEFA WOMEN'S CHAMPIONS LEAGUE, ALEX GREENWOOD, INGRESSOU NO CITY EM SETEMBRO DE 2020.

A defesa-central trocou o Olympique Lyonnais pelo Manchester após a conclusão do contrato.

Uma figura chave no jogo durante sua carreira de uma década, Greenwood traz consigo uma vasta experiência, tendo representado Everton, Liverpool, Notts County, Liverpool, Manchester United e Lyon.

A passagem de um ano pela França viu a zagueira realizar o sonho de erguer o troféu da Liga dos Campeões, além de duas copas nacionais e o título da 1ª Divisão Feminina.

Ao fazer a mudança para o Academy Stadium, ela declarou que era hora de realizar um novo sonho, acrescentando que o City era o ajuste perfeito para suas ambições.

Greenwood começou com Everton em sua cidade natal e foi nomeada Jovem Jogadora do Ano da FA em 2012 com apenas 18 anos.

A jogadora de Liverpool então passou por Notts County e Liverpool, enquanto foi nomeada para a Equipe do Ano da FA WSL em 2015/16.

Mudando-se para o Manchester United em 2018, Greenwood foi o capitão dos Red Devils quando eles foram promovidos à Barclays FA Women's Super League em sua temporada de estreia como um time.  

Seus esforços chamaram a atenção do Lyon, com os franceses levando-a para a Divisão 1 Feminina no verão passado, onde ela os ajudou a garantir o Trophee des Championnes, Coupe De France, título da liga nacional e UEFA Women's Champions League em 2019/20.

Internacionalmente, Greenwood fez sua estreia pela Inglaterra em 2014 contra a Finlândia na Copa do Chipre - um torneio que as Lionesses venceram apenas um ano depois - antes de se destacar quando o time garantiu o terceiro lugar na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015.

Com mais de 50 partidas pela seleção nacional, o zagueiro também ajudou a Inglaterra a vencer a SheBelieves Cup e a Arnold Clark Cup, além de ser um membro integrante da seleção que chegou às semifinais da Copa do Mundo.

E depois de uma temporada na França, Greenwood voltou à Barclays Women's Super League com o City, assinando um contrato de três anos e vestindo a camisa 27.

Ela conquistou seu primeiro troféu com o clube em questão de meses, levantando a FA Cup 2020 em Wembley, antes de ajudar seu time à glória na Continental Cup com a vitória sobre o Chelsea em março de 2022.

Greenwood foi incluída na Equipe do Ano da PFA WSL por suas façanhas na campanha de 2021/22 e também fez parte da equipe da Inglaterra que venceu o Campeonato Europeu de 2022.

A zagueira assinou novo contrato em dezembro de 2022, estendendo sua permanência no Clube até 2026.


Conquistas