John Stones

Informação

Nacionalidade: Inglaterra

Data de nascimento: 28/05/1994

Posição: Defesa

Biografia

UM ZAGUEIRO ELEGANTE E INTELIGENTE...

Um produto da academia de Barnsley, John Stones construiu uma reputação de zagueiro seguro com o Everton antes de assinar com o City em agosto de 2016.

Já internacional da Inglaterra, o zagueiro assinou um contrato de seis anos para se tornar a oitava chegada da janela de transferências do verão de 2016 e, desde então, conquistou todas as honras domésticas disponíveis.

Stones subiu na classificação do clube de sua cidade natal, fazendo sua estreia no Barnsley contra o Reading em março de 2011, a primeira de 28 partidas pelos Tykes.

Tendo demonstrado uma maturidade além de sua idade, ele foi prontamente contratado pelo Everton no último dia da janela de transferências de janeiro de 2013.

Ele teve que esperar até a temporada seguinte para sua estreia, mas seu papel no time cresceu com o tempo e ele fez 95 partidas pela seleção principal em três temporadas, marcando seu primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United em abril de 2015. .

Sua reputação estava crescendo e o City mergulhou, com Pep Guardiola um admirador da habilidade de Stones de neutralizar a oposição e lançar seus próprios ataques com sua gama de passes.

Uma primeira temporada sólida viu Stones fazer 41 partidas e ele começou sua segunda campanha em excelente forma, marcando duas vezes contra o Feyenoord na Liga dos Campeões, antes que uma lesão contra o Leicester interrompesse seu progresso.

No entanto, ele apareceu 29 vezes para ajudar o City a conquistar a Premier League 2017/18 e a Carabao Cup – sua primeira experiência de sucesso em nível sênior – e conquistou uma vaga na seleção da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2018.

A lesão afetou novamente a temporada 2018/19 de Stones , embora ele continuasse sendo uma figura importante dentro da equipe, atuando em 39 jogos.

Ele perdeu a final da Carabao Cup, mas jogou nas vitórias do Community Shield e da FA Cup e fez uma limpeza vital na linha do gol para ajudar o City a vencer o Liverpool na disputa do título em janeiro de 2018 no Etihad Stadium.

Agora considerado titular por Gareth Southgate, Stones fez sua estreia internacional sob o comando de Roy Hodgson, na vitória por 3 a 0 sobre o Peru em um amistoso em maio de 2014.

Ele foi incluído na seleção da Euro 2016, mas não viu nenhum tempo de jogo, o que significa que sua estreia em torneios importantes aconteceu na Copa do Mundo de 2018.

As lesões restringiram Stones a apenas 24 partidas em 2019/20, mas a temporada 2020/21 provou ser memorável para a ex-estrela de Barnsley e Everton.

A forma e a parceria dos Stones com a nova contratação de Ruben Dias formaram a espinha dorsal da excelente sequência de vitórias do City no meio da temporada que levou o Blues ao topo da Premier League.

Tendo redescoberto sua melhor forma, ele jogou 35 vezes pelo City e marcou cinco gols, além de garantir sua vaga na Inglaterra para a Euro 2020.

Stones se restabeleceu como um dos melhores zagueiros da Europa e apenas contratempos por lesão o impediram de jogar mais do que em 2021/22.

Ele fez 27 partidas, mas fez algumas contribuições importantes quando jogou.

Stones também demonstrou versatilidade defensiva até o momento na campanha 2022/23, atuando com grande destaque tanto na lateral direita quanto no centro da defesa.

E ele também foi um dos cinco jogadores do City convocados para a seleção da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2022.

Stones teve um bom torneio no Catar, fazendo cinco partidas como titular para ajudar a Inglaterra a chegar às quartas de final antes de ser derrotada por 2 a 1 pela França.

Sua versatilidade para jogar tanto na linha defensiva quanto no meio-campo do City incluiu desempenhos de destaque no final da temporada. 

Stones marcou em nossa vitória por 4 a 1 sobre o Arsenal, uma das 10 vitórias consecutivas do City quando Stones entrou em campo, o que nos ajudou a conquistar nosso terceiro título consecutivo da Premier League.