Deyna Castellanos

Informação

Nacionalidade: Venezuela

Data de nascimento: 18/04/1999

Posição: Avançado

Biografia

DEYNA CASTELLANOS INGRESSOU NO CITY EM JULHO DE 2022, VINDO DO ATLÉTICO DE MADRID.

Nascida em Maracay, na Venezuela, a atacante passou os anos de formação de sua carreira na Escuela de Futbol Juan Arango em sua terra natal antes de se mudar para os Estados Unidos em 2016 para a universidade, onde passou três anos jogando pelo Florida State Seminoles.

Seu recorde de gols no Sunshine State - 48 tentativas em 82 partidas - chamou a atenção de muitos, incluindo a FIFA, que a indicou entre as três finalistas para o prêmio de Melhor Jogadora Feminina do Ano da FIFA em 2017, ao lado de Carli Lloyd e Lieke Martens. Ela foi a jogadora mais jovem a ser indicada.

Em 2020, no entanto, ela conquistou seu primeiro contrato profissional no jogo com o Atlético de Madrid e, ao longo de duas temporadas e meia com o time espanhol, jogou futebol da UEFA Women's Champions League e marcou 23 vezes em 58 partidas. .

Ela também desempenhou um papel fundamental no sucesso da equipe na Supercopa de Espana Femenina de 2020/21 e ajudou a equipe a terminar em quarto lugar em 2021/22.

No cenário internacional, Castellanos começou a representar seu país aos 14 anos e conquistou a Chuteira de Ouro ao terminar em quarto lugar na Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA 2014, e garantiu uma série de outros prêmios durante sua passagem pelas categorias de base. , incluindo uma indicação ao prêmio Puskas por um gol da vitória nos acréscimos da linha do meio contra Camarões.

Convocada pela seleção Sub-20 em janeiro de 2018, ela impressionou no Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino Sub-20 e chegou rapidamente à seleção principal apenas três meses depois, marcando na estreia contra o Equador na Copa América Feminina.

Marcando quatro vezes na vitória por 8 a 0 sobre a Bolívia poucos dias depois, Castellanos foi nomeado capitão da seleção nacional em 2021 e mantém esse manto desde então.

Deyna é considerada um modelo verdadeiramente inspirador em todo o mundo. Além de seus prêmios da FIFA para jovens, além de suas indicações ao TheBest e Puskas, ela também dedicou sua vida a ajudar meninas a perseguir seus sonhos.

Ela é embaixadora da FIFA e da CONMEBOL e tem sua própria marca: 'Rainha Deyna', em homenagem ao apelido, e também estuda Jornalismo.

Vindo de Maracay, Venezuela, onde as oportunidades de jogar futebol eram limitadas e as jogadoras criticadas, ela abriu uma Fundação que visa questões de educação e desigualdade de gênero em todo o mundo e está trabalhando com várias organizações para lançar programas educacionais na América do Sul e do Norte.

Castellanos marcou em sua estreia no City na vitória por 6 a 0 da UEFA Women's Champions League sobre o WFC Tomiris-Turan em agosto de 2022.


Conquistas