Erling Haaland

Informação

Nacionalidade: Noruega

Data de nascimento: 21/07/200

Posição: Avançado

Biografia

UM ARTILHEIRO NATO...

Erling Haaland se juntou ao City vindo do Borussia Dortmund em julho de 2022, depois de assinar um contrato de cinco anos que o mantém no Etihad Stadium até o verão de 2027.

Filho do ex-jogador do City Alfie, Haaland junior é amplamente considerado um dos melhores atacantes da Europa e chegará ao clube com uma formidável reputação de artilheiro após passagens impressionantes pelo Molde FK, Red Bull Salzburg e Dortmund.

Um consagrado internacional norueguês, ele marcou 86 gols em 89 jogos em duas temporadas e meia com os alvinegros, conquistando a Copa da Alemanha e o prêmio de Jogador da Temporada da Bundesliga em 2020/21.

A carreira de Haaland até agora tem sido caracterizada por uma coisa: gols. Ele acertou o fundo da rede em um ritmo surpreendente nos seis anos desde sua estreia profissional e seus atributos significam que ele é o arquétipo do centroavante em todos os sentidos da palavra.

Forte, alto, rápido, bom no jogo aéreo e capaz de marcar vários gols com os dois pés, ele dará a este City a opção de um atacante completo que não está disponível desde a saída de Sergio Aguero.

Nascido em Leeds, onde o pai Alfie atuava na Premier League, a família mudou-se para Bryne, no sul da Noruega, quando o jovem Haaland tinha três anos de idade.

Ele ingressou no clube de sua cidade natal antes dos 10 anos de idade e progrediu nas categorias de base para fazer sua estreia na segunda divisão norueguesa três meses antes de seu 16º aniversário.

Seguiu-se uma transferência para o Molde e um golo da vitória fora do banco na estreia foi um sinal do que estava por vir. Terminou a temporada de 2018 como o melhor marcador do Clube, com 12 golos marcados em 25 jogos do campeonato, ainda com apenas 18 anos.

Sua forma em sua terra natal levou o campeão austríaco Red Bell Salzburg a trocá-lo em janeiro de 2019. Ele fez cinco jogos na segunda metade da campanha, mas foi no início da temporada seguinte que sua carreira realmente decolou e o mais amplo o mundo começou a notar essa prodigiosa sensação de pontuação.

Entre agosto de 2019 e setembro de 2019, o atacante marcou 17 vezes em nove jogos, incluindo três hat-tricks, que incluíram um triplo na estreia na Liga dos Campeões contra o Genk.

Quando ingressou no Dortmund em janeiro seguinte, ele havia marcado 28 gols em 22 partidas pelo Salzburg e não mostrava sinais de desaceleração na Bundesliga alemã.

Um hat-trick de 23 minutos na vitória por 5 a 3 sobre o Augsburg colocou o norueguês em ação de amarelo e preto e, com dois gols nos dois jogos seguintes, ele se tornou o primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar cinco gols em sua primeira duas partidas e sete nas três primeiras.

Haaland terminou a campanha 2019/20 com 44 gols em 40 partidas pelo Salzburg e Dortmund e marcou 41 vezes em outros jogos em 2020/21.

Isso incluiu quatro gols contra o Hertha Berlin e dois gols contra o Sevilla, que o tornaram o jogador mais rápido e mais jovem a atingir 20 gols na Liga dos Campeões.

O Dortmund terminaria em terceiro, atrás do Red Bull Leipzig e do Bayern de Munique, mas Haaland marcou duas vezes contra o primeiro na vitória por 4 a 1 na final da Copa da Alemanha para garantir que ele terminasse a temporada com troféus.

Suas atuações ao longo dessa campanha foram suficientes para lhe render o prêmio de Jogador da Temporada da Bundesliga, enquanto ele também terminou como artilheiro da Liga dos Campeões para ganhar o prêmio de Melhor da Temporada da competição.

Haaland ficou restrito a 30 jogos em uma campanha 2021/22 interrompida por lesões, mas ainda conseguiu acertar o fundo da rede em 29 ocasiões e, em novembro, marcou seu 50º gol na Bundesliga para se tornar o jogador mais jovem e mais rápido a alcançar esse feito. contagem de marco.

A história tem sido parecida no cenário internacional, onde o atacante soma 18 gols em 20 partidas pela Noruega.

Ele fez sua estreia aos 19 anos na vitória por 2 a 0 sobre Malta em setembro de 2019 e marcou seu primeiro gol ao vencer sua terceira internacionalização contra a Áustria 12 meses depois.

No mês seguinte, ele conquistou seu primeiro hat-trick internacional na vitória por 4 a 0 sobre a Romênia, a caminho da conquista da Chuteira de Ouro da Liga das Nações da UEFA de 2020/21.

Artilheiro nato, Haaland continuou sua prolífica forma de marcar gols com o City e, em fevereiro de 2023, marcou incríveis 31 gols pelo clube.

De fato, o gol do norueguês contra o Bournemouth - seu 27º gol em 2022/23 - fez com que ele se tornasse o City com maior pontuação em uma única temporada da Premier League.

São marcos incríveis como este que viram Haaland incluído no FIFPro World XI para 2022 no final de fevereiro de 2023.

Um mês depois, ele se tornou apenas o terceiro jogador na história - e o primeiro em nove anos - a marcar cinco gols em um único jogo da Liga dos Campeões da UEFA, na vitória do City sobre o RB Leipzig por 7 a 0 no Etihad Stadium.

Ele marcou seu 45º gol na temporada durante a vitória da primeira mão das quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA sobre o Bayern de Munique - o que significa que ele supera Ruud van Nistelrooy e Mo Salah como os homens que marcaram mais gols por um clube da Premier League em todas as competições em uma única temporada.

E depois de uma incrível temporada de estreia com o City cheia de elogios e gols, Haaland conquistou seu primeiro título da Premier League faltando três jogos para o final da temporada.