Ilkay Gundogan

Informação

Nacionalidade: Alemanha

Data de nascimento: 24/10/1990

Posição: Médio

Biografia

INTELIGENTE, INFLUENTE E VERSÁTIL...

Ilkay Gundogan mudou-se para o City depois de ganhar a reputação de meio-campista enérgico e inteligente durante os primeiros estágios de sua carreira na Alemanha, sua terra natal.

Ele passou um tempo nos livros de vários clubes quando jovem, incluindo o arquirrival do Borussia Dortmund, o Schalke 04, até que sua carreira sênior começou para valer com uma transferência para o FC Nurnberg em 2009.

Sua estreia não chegou até março de 2010, mas após algumas aparições naquela temporada, ele impressionou o time que terminou em sexto na edição 2010-11 da Bundesliga.

Isso levou o Dortmund a fazer sua mudança e sua transferência no verão de 2011 valeu a pena tanto para o clube quanto para o jogador.

A forma de Gundogan garantiu sua primeira internacionalização pela Alemanha contra a Bélgica em outubro de 2011, e ele desempenhou um papel importante no time de Dortmund de Jurgen Klopp, que conquistou seu segundo título consecutivo da Bundesliga.

A temporada 2012-13 viu o Dortmund disputar com o Bayern de Munique o título alemão e a Liga dos Campeões e, embora tenha sido derrotado pelo Bayern tanto no mercado interno quanto na Europa, as ações de Gundogan continuaram a subir com algumas atuações atraentes.

Os torcedores do City também tiveram a primeira chance de ver seu futuro jogador em ação de perto em duas partidas da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Dortmund foi até a final em Wembley, com Gundogan mandando Manuel Neuer para o lado errado para empatar de pênalti.

Uma lesão nas costas forçou Gundogan a perder praticamente toda a temporada 2013-14 e a Copa do Mundo subsequente, mas ele se recuperou totalmente e continuou a impressionar enquanto o Dortmund lutava por títulos em casa e no exterior.

Ilkay fez sua estreia no City contra o Borussia Monchengladbach em setembro de 2016 e marcou seu primeiro gol contra o Bournemouth quatro dias depois.

Ele sofreu uma grave lesão no joelho contra o Watford em dezembro de 2016, deixando-o de fora por vários meses, mas após sua recuperação, provou ser uma figura fundamental durante a conquista do título da Premier League de 2018 pelo City.

Ilkay ganhou duas Carabao Cups em 2018 e 2019, além de adicionar outra medalha de vencedor da Premier League e da FA Cup à sua coleção.

Ele também jogou pela Alemanha durante a campanha da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Gundogan é um elemento chave da equipa de Pep Guardiola e um dos primeiros nomes do treinador na ficha técnica.

A campanha 2020/21 foi a quinta de Ilkay com o City. e também o mais bem-sucedido.

Uma abundância de gols no meio da temporada fez com que o alemão encerrasse a campanha como o artilheiro do City, com 17 gols em 46 partidas.

Um dos cinco capitães do clube, Gundogan teve mais um excelente ano em 2021/22.

Ele mais uma vez alcançou dois dígitos para gols - 10 - e seus dois gols no final contra o Aston Villa foram parte de uma reviravolta incrível que viu o City se recuperar de 0-2 para vencer por 3-2 e garantir o título da Premier League no último dia.

Maravilhoso servidor do clube, Gundogan foi eleito capitão do clube no início da temporada 2022/23.

Ilkay também fez parte da seleção alemã que disputou a Copa do Mundo de 2022 no Catar, sendo titular em todos os três jogos da fase de grupos e marcando na derrota da Alemanha por 2 a 1 para o Japão.

Gundogan tem sido uma ponta de lança para a equipe, motivando continuamente os jogadores durante nossa busca por outro título da liga, que se concretizou três jogos antes do final da temporada, quando fomos coroados campeões da Premier League pela terceira temporada consecutiva.