WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
08.07.2020 OBJECTOS
Óculos do poeta são expostos n'A Brasileira, e no Museu do Pão (Seia) uma escrivaninha utilizada por ele
O leilão do espólio de Luiz Miguel Rosa Dias (falecido em 2019), sobrinho de Fernando Pessoa, organizado em Maio pela casa Palácio do Correio Velho (PCV), espoletou o acesso a objectos, livros e documentos do poeta.
No catálogo (ver aqui) encontrava-se uma escrivaninha utilizada por Pessoa, quatro pares de óculos graduados e uns escuros, uma boquilha e material de secretária, incluindo um pisa-papéis em pedra, em forma de livro, decorado com o monograma "FP" e a data de 1923.
Foi o terceiro leilão realizado em menos de um ano neste âmbito, depois dos da José F. Vicente Leilões (Livraria Olisipo, Lisboa) em Junho (catálogo) e Dezembro (catálogo) de 2019, com items da biblioteca pessoal do escritor e documentos modernistas de enorme importância.
INCORPORAÇÕES NA CASA FP
A Casa Fernando Pessoa adquiriu no leilão do PCV dois volumes que pertenceram à biblioteca do escritor - um livro sobre o Rito Escocês da maçonaria e Reflexões Sobre a Língua Portuguesa, de Francisco José Freire -, para além de, entre outras pubicações, "um conjunto de peças com interesse museológico relacionado com a vida de Fernando Pessoa em Durban".
ESCRIVANINHA EM SEIA, ÓCULOS NA BRASILEIRA
O grupo empresarial O Valor do Tempo, proprietário do Museu do Pão em Seia e do café A Brasileira em Lisboa, adquiriu a escrivaninha e um dos pares de óculos. A primeira fica em exposição naquela instituição beirã e os segundos podem ser vistos numa vitrine do estabelecimento lisboeta. M