WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
05.12.2020 LIVROS EMISSÕES CURSOS
Uma nova edição crítica de Mensagem, um ensaio sobre o espólio (e as polémicas dos investigadores), entrevistas com quem conheceu o poeta, e mais.
NOVA MENSAGEM
A nova edição crítica de Mensagem foi anunciada pela Tinta-da-China como "a grande obra que faltava à Colecção Pessoa". É o mais recente trabalho coordenado por Jerónimo Pizarro, com leituras do texto por António Cirurgião, Onésimo Teotónio de Almeida, Helder Macedo e José Barreto.
Explica-se na apresentação: "Publica‑se criticamente o livro a partir do exemplar dactilografado que o autor preparou para entregar na tipografia, hoje à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP/E3, 146), e dos exemplares de Mensagem presentes nessa biblioteca (BNP, RES 4431 P) e na Casa Fernando Pessoa (CFP, 8‑435). Publicam‑se ainda outros textos a partir dos originais de Fernando Pessoa albergados também na Biblioteca Nacional (BNP/E3)".
A investigação na Biblioteca Nacional foi conduzida por Carlos Pittella, Nicólas Barbosa e Pizarro, juntando-se depois Rui Sousa ao processo de transcrição. A história deste trabalho de dois anos está detalhadamente contada pela jornalista Rita Cipriano no jornal Observador: "Dos envelopes esquecidos à Mensagem - Como se construiu a nova edição crítica do mais famoso livro de Fernando Pessoa".
O LABIRINTO DO ESPÓLIO E AS POLÉMICAS
Continua a passar despercebido O Espólio Pessoa - Para uma história das edições e dos critérios adoptados, imperdível estudo do italiano Simone Celani publicado pela Imprensa Nacional em Março deste ano (tradução de Patrícia Ferreira) na Colecção Pessoana, em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Procurando responder à pergunta "como foi possível transformar Pessoa em livro?" - considerando que na "imensidão de papéis do espólio pessoano destaca‑se um paradoxo: a notável produtividade do grande poeta português era proporcional à sua quase total incapacidade de levar a termo qualquer obra" -, Celani divide o ensaio em cinco parte: história e estrutura do espólio; a questão ortográfica; breve história das principais edições póstumas; comparação de critérios da edições críticas; edições digitais. O autor não se furta a resumir as polémicas entre os investigadores pessoanos.
ELES CONHECERAM PESSOA
Trindade, dono da leitaria frequentada por Pessoa
O Arquivo RTP colocou online os dois episódios do programa O Livro à Procura do Leitor de 1973 (aqui e aqui), de Manuel Poppe, em que se entrevistaram cinco nomes que conheceram Pessoa: os investigadores e escritores João Gaspar Simões e Hernâni Cidade; um dos seus patrões, Manuel Martins da Hora; Manassés Ferreira de Seixas, barbeiro do poeta; Trindade, proprietário da leitaria A Morgadinha que Pessoa frequentava em Campo de Ourique. Todos contribuem com memórias e histórias concretas, algumas nunca registadas em livro. (Descubra outros programas semelhantes na secção VÍDEOS de MACHINA.)
A isto junta-se o curioso perfil publicado no jornal Observador por Clara Silva sobre Augusto Macedo (1904-1997), popular taxista de Lisboa "que terá transportado figuras como Fernando Pessoa, que lhe declamava poemas".
E se alguém quiser "experimentar" um dos espaços de Pessoa em Lisboa, pode alugar, em regime de alojamento local, o 2.º andar do número 17 da Rua de São Bento, onde residiu entre 1905 e 1906 com a tia Anica, irmã da mãe. A história conta-se aqui. (Reservas e fotografias aqui.)
NA BBC RADIO 4
A mais recente edição do programa In Our Time da BBC Radio 4 é totalmente dedicada ao poeta. Em estúdio falam Cláudia Pazos-Alonso (Wadham College, University of Oxford), Juliet Perkins (King’s College London) e Paulo de Medeiros (University of Warwick). A gravação pode ser escutada (ou descarregada) aqui.
In Our Time é um programa de artes, cultura e pensamento no ar de 1998, com mais 870 emissões, sempre conduzido pelo notório Melvyn Bragg (que também é membro trabalhista da House of Lords).
CURSO ONLINE
A Universidade Aberta lança em breve (ainda sem data marcada) o curso digital (gratuito, com inscrição) "Fernando Pessoa - Um mito criador de mitos", administrado pelo investigador Dionísio Vila Maior (co-autor, com Annabela Rita, dos volumes 100 Futurismo e 100 Orpheu, da Edições Esgotadas). A iniciativa é da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa.
Os tópicos do curso são "O modernismo português e a relação dialógica com o final do século XIX e início do século XX: entre a euforia e o pessimismo” e "Fernando Pessoa e a heteronímia: fundamentos estético-literário do processo de produção poética e caracterização do heterónimo".
NA RTP
A RTP estreou a 4 de Dezembro o projecto Trezes, com o correspondente número telefilmes a partir de contos de escritores portugueses e por outros tantos realizadores. Uma da emissões será "Um Jantar Muito Especial" de Pessoa - isto é, do heterónimo Alexander Search -, escrito em 1907, com realização de Leandro Ferreira. A produção é da Marginal Filmes. M