WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
25.09.2020 EXPOSIÇÃO
Museu da Tapeçaria com exposição dupla
Setenta e sete obras produzidas por Almada Negreiros e Maria Keil estão em exposição no Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, para mostrar a ligação que os dois artistas mantiveram com as manufacturas daquela cidade.
São duas mostras patentes até 31 de Dezembro, promovidas pelo município e pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, compostas por tapeçarias, cartões, desenhos e azulejos, entre outros suportes.
A exposição de Maria Keil é cedida pela família Keil do Amaral, uma outra peça que é da TAP e ainda uma tapeçaria de um particular. Inclui também peças nomeadamente nas áreas do design de mobiliário e equipamento, design gráfico, ilustração e azulejo.
A de Almada Negreiros é cedida por particulares, a Associação Mutualista Montepio, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), privados e Manufaturas de Tapeçarias de Portalegre. Destaca-se a tapeçaria Portugal, propriedade da AICEP; o tríptico Lá Vem a Nau catrineta que Tem Muito que Contar (foto, detalhe), da Associação Mutualista Montepio; e O Artista e o Modelo, da coleção privada de Isabel e João Soares.
Exibem-se também alguns cartões originais, desenhos de tecelagem e algumas cartas que o pintor dirigiu a Guy Fino (1920-1997), director da Manufactura, que exprimem o desejo de Almada de passar a tapeçaria os cartões produzidos para os frescos das gares marítimas do Porto de Lisboa. M