WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
31.03.20 REVISTA
Fernando Cabral Martins escreve sobre epistolografia
A última edição de 2019 da Colóquio I Letras é dedicada à epistolografia e inclui o ensaio “Correspondências modernistas” de Fernando Cabral Martins.
O autor resume assim o estudo:
“A Vanguarda promove a dissolução das diferenças entre géneros e, também, a fusão da arte com a vida. ‘Experiência’ é a palavra de Almada para descrever essa arte sem fronteiras. Também Sá-Carneiro oferece um exemplo dessa arte vivida, de tal modo, na sua obra, cartas, ficções e poemas se interligam e confundem. Quanto a Pessoa, parece distinguir bem a vida da literatura, e joga com a qualidade de testemunho fiável que caracteriza a correspondência. Assim, por exemplo, é nas cartas de Pessoa a amigos ou a críticos da geração da presença que encontramos as mais decisivas teorizações da heteronímia”.
Cabral Martins publica no mesmo número uma recensão a Poesia, a obra completa de António Botto organizada por Eduardo Pitta (Assírio & Alvim, 2018). E João Barrento analisa Fausto de Fernando Pessoa com edição de Carlos Pittella (Tinta da China, 2018).
O primeiro número de 2020 da Colóquio (Janeiro) traz uma recensão de Manuela Parreira da Silva a Mensagem e Poemas Publicados em Vida – Vol. 1 de Pessoa, editado por Luiz Fagundes Duarte (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2019). M