WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
27.02.20 EXPOSIÇÃO
Instituição recebe obras da Colecção Gulbenkian
Um protocolo entre o Museu da Guarda e a Fundação Calouste Gulbenkian leva à cidade mais alta até 20 de Maio a exposição Os Domínios do Olhar, comissariada por João Mendes Rosa, director daquele museu, que inclui pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros e Robert Delaunay.
Veja aqui e aqui reportagens enquanto o museu está fechado por causa da COVID-19.
A exposição a primeira que não inclui apenas modernistas. Entre outros, há obras de Columbano Bordalo Pinheiro, José Ferreira Chaves, Carlos Reis e Eduarda Lapa, bem como de Nadir Afonso, Helena Almeida, Pedro Calapez, Júlio Resende e Vítor Pomar.
Tudo acontece no âmbito da iniciativa Gulbenkian Itinerante. Nuno Vassalo e Silva, sub-director da fundação, em declarações ao jornal O Interior, explicou que este projeto permite à Gulbenkian ter "uma escala a nível nacional". A Guarda é a primeira paragem da segunda edição da iniciativa. "É a única que conta com obras da coleção privada de Calouste Gulbenkian, sendo a primeira vez que são mostradas em Portugal fora da Fundação."
Recorde-se que, no contexto modernista, o Museu da Guarda tem o espaço permanente Sala Santa Rita Pintor, como obras menos conhecidas do artista. M