WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
09.05.2020 LIVRO
A Imprensa Nacional publica Os Anos da Vida de Ricardo Reis de Nuno Amado
Os Anos da Vida de Ricardo Reis (1887-1936), de Nuno Amado, é o mais recente título a juntar-se à secção de ensaios da colecção Pessoana da Imprensa Nacional (onde Ivo Castro dirige uma edição crítica do poeta).
Em quatro capítulos Amado procura "justificar a intuição de que não é possível biografar Ricardo Reis sem que se biografe em simultâneo o seu mestre Alberto Caeiro. O argumento decisivo, em torno do qual essa justificação vai sendo edificada é o de que Reis e Caeiro correspondem ao lado de fora e ao lado de dentro, respetivamente, de uma mesma criatura dual, assim cindida em gente heterónima" (introdução à obra aqui).
O livro é uma versão condensada da tese de doutoramento apresentada ao Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, orientada por António M. Feijó e Miguel Tamen, defendida em 2016. M