WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
13.07.2020 LEILÕES / CONFERÊNCIA
Documentos inéditos voltaram a leilão, e investigador Pedro Vistas faz conferência de "desconfinamento" do escritor
Em 2009 a P4 Live Auctions, uma extensão da galeria lisboeta P4 (especializada em fotografia), organizou um notório Fernando Pessoa Auction (catálogo aqui - referenciado, no que respeita aos leilões dos últimos anos com material pessoano, neste artigo de Jerónimo Pizarro e Teresa Filipe no mais recente número da revista Pessoa Plural), no qual foram ao martelo uns "Documentos originais manuscritos e dactilografados por Raul Leal. Textos em Português e Francês. Ca. 1925. Textos inéditos (?)", material proveniente do "espólio dos herdeiros de Fernando Pessoa". Ora, a hasta de 3 de Julho de 2020 da Eclética Leilões recolocou no mercado um desses documentos, um "Texto de Raul Leal proveniente da Col. F. Pessoa", ali identificado como "L'Homme aux Favoris Noirs. Paris: depois de 1920". Trata-se de três folhas que foram vendidas por €650. A Eclética reproduziu online algumas imagens do documento e fez esta apresentação:
"3 ff., texto em português, dactilografadas e com emendas manuscritas, assinado não autógrafo; 275 mm.
Documento dactilografado por Raul Leal enviado a Fernando Pessoa, no qual faz considerações e retrata as primeiras impressões após a sua chegada a Paris. No documento conta como chegou a Paris, tendo esbanjado todo o dinheiro que possuía, 'sedento de luxúria perturbante e espiritual, errando pelas mais sinistras viellas do Paris desconhecido, qual duque de Fréneuse opiado e delirante...'. Aí passou desde o Outono de 1913 até Dezembro de 1914, onde o 'luxo louco e as requintadas aventuras de amor e vício' o 'arruinaram' e regressa a Lisboa 'na esperança de encontrar ainda um agiota capaz de satisfazer os meus caprichos de principe decadente e luxurioso'.
Regressa a Paris logo em Janeiro com 'apenas cem francos no bolso e um bilhete da Ópera, já adquirido anteriormente, para a primeira representação do Parsifal, que se realizou no principio de 1914'. Hospeda-se no Hotel Terminus, 'da Gare St. Lazere, considerado a casa de passe mais chic de Paris', onde 'se hospedava sempre o velho Conde de Burnay'. Conta depois a sua frustração por possuir apenas 'dois ou três francos em prata' durante a apresentação da obra de Wagner.
Interessante e curioso documento autobiográfico de Raul Leal num momento importante da sua vida".
Tanto quanto MACHINA conseguiu apurar, este documento ainda não foi publicado com tratamento crítico.
DESCONFINAR LEAL
A publicitação destes originais acontece no mesmo Julho em que o investigador Pedro Vistas faz a conferência "Da heterodoxia lealina – desconfinando o acesso à obra de Raul Leal", que acontece online dia 22, às 18h30 (ligação Zoom ainda por divulgar).
A comunicação insere-se no ciclo Sala de Estar, Sala de Ser - Diálogos Filosófico-Culturais organizado pelo grupo de investigação Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. M