WEBSITE EM ACTUALIZAÇÃO DEMORADA. OS CONTEÚDOS MANTÊM-SE ACESSÍVEIS.
25.09.2020 CIÊNCIA
Algoritmo concebido por estudantes brasileiros identifica heterónimos
O Grupo Turing, um núcleo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, concebeu um projecto de Inteligência Artifical que identifica os heterónimos de Fernando Pessoa.
"Montámos um modelo que conseguia dizer se um poema é do Ricardo Reis ou do Álvaro de Campos através da análise do vocabulário, estilo e outras técnicas”, explicou Julia Pocciotti ao Jornal da USP. O classificador considera as quatro entidades com mais textos disponíveis - Soares, Caeiro, Reis e Campos - e recorreu ao material disponível no Arquivo Pessoa - Obra Édita.
Aqui pode-se ler a explicação do Grupo Turing sobre o processo, num artigo no Medium intitulado "Como Machine Learning consegue diferenciar heterónimos de Fernando Pessoa".
Rute Correia aprofunda o projecto numa análise na revista portuguesa Interruptor, onde também chama a atenção para um ensaio de 2015 dos cientistas João F. Teixeira e Marco Couto (Universidade do Minho), "Automatic distinction of Fernando Pessoas’ heteronyms", que "provava que a classificação automática dos textos de Ricardo Reis e de Álvaro de Campos era possível". M