Nome de Solteira Sempre

Pergunta: Em Genealogia, quando devo usar nome de solteira de uma mulher?

Resposta: Sempre!

A resposta é: sempre!

Pelas regras internacionais das Boas Práticas de Genealogia — ao menos no Ocidente! — as mulheres têm sempre apontados os seus nomes completos de solteira.

Quem lança nome de casada na árvore genealógica não entende nada de Genealogia.

— Ah... mas vai parecer que minha ancestral não era casada de verdade — dizem alguns.

Não vai nada! Existem campos próprios nos programas de computador para você anotar o nome de casada.

Além disso, "nomes de casada", no Brasil e em Portugal, só começam a aparecer depois da segunda metade do século XIX. Antes disso as pessoas não estavam legalmente casadas? Claro que estavam! Mas isso não era indicado por sobrenomes.

Além disso saiba que "nome de casada" (ou patronímico conjugal, como preferem alguns advogados) é um fenômeno muito recente. Foi praticamente introduzido pelo código napoleônico e por essa influência se estendeu a países ocidentais.

Por que as mulheres ficam com nome de solteira na árvore genealógica?

Porque se você mantiver o nome de casada perde importantes ramos matrilineares!

Vamos imaginar uma situação em que sua avó, em solteira, se chamasse Elisa Ferreira de Araújo. Mas ela se casou com um Sebastião José Pereira.

Então, ela ficou Elisa de Araújo Pereira. Como você vai saber do ramo Ferreira se nunca o lançar na árvore?

E se o Sebastião José Pereira morreu ainda jovem, e se a Elisa Araújo Pereira se casou outra vez — o que não era e não é raro — com um Antônio Alves. Então, ela se transformou em Elisa de Araújo Alves.

Agora imagine essa situação multiplicada por 2 avós, 4 bisavós, 8 trisavós! Você perderia importantes ramos da sua árvore. Justamente os de todas as mães! E as viuvezes, e os divórcios!

É por isso que as regras internacionais das Boas Práticas de Genealogia recomendam nunca, jamais ter como principal o nome de casada das mulheres.

Para isso, os bons programas trazem um campo próprio para você escrever o nome ou os nomes de casada.

Assim, se você não sabe uma mulher o nome de solteira deixe seu sobrenome em branco. Escreva o nome de casada no campo próprio. Combinado?

Usar os nomes de solteira nas árvores genealógicas tem diversas vantagens na pesquisa.

  1. Impede que você perca os ramos matrilineares da sua árvore.

  2. Conecta as mulheres às suas famílias de nascimento e não as deixa como se fossem "sem eira nem beira"

  3. Isso é válido especialmente para quem trabalha em plataformas de Genealogia, como Family Search, My Heritage, GenPro, Geni e outras, pois essas plataformas "localizam" ancestrais e nomes similares.

  4. Garante você gravar seus nomes pré-matrimoniais e mantém a consistência na árvore entre as mulheres que nunca se casaram as que se casaram uma vez e as que se casaram mais de uma vez.