mmmmmmmm
Os programas e aplicativos de genealogia — assim como outros — são basicamente divididos em quatro categorias que se mesclam entre si.
Programas Residentes: que estão baseados no seu computador, logo trabalhando no seu ambiente de trabalho.
Programas de Nuvem (In Cloud): são baseados na web, ou seja o armazenamento, a memória e o calculo estão instalados em computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, daí a expressão "na nuvem". Os dados e o programa podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
Programas na Web: funcionam como rede social. Nestes programas, que também são na nuvem, a interligação entre os usuários é a chave do sucesso, pois diversos indivíduos podem trabalhar num mesmo projeto simultaneamente.
Programas Mistos: funcionam na nuvem, como rede social, mas têm aplicativo (programa) que pode ser residente, para você trabalhar sozinho, mesclar e interferir na árvore de forma independente.
GEDCOM é um formato informatizado de armazenamento de dados genealógicos que permite o cruzamento de dados entre diferentes programas s genealógicos. Afinal, a troca de dados é essencial na genealogia.
Na prática, "Gedcom" está para os programas genealógicos como o formato “doc” está para os softwares editores de texto e “jpg” para os programas que editam imagens.
Quando duas pessoas têm o mesmo software de genealogia, basta enviar uma genealogia num backup de arquivos. Quando as duas pessoas não têm o mesmo programa, uma delas utilizará o "Exportar um Gedcom".
Seu parente poderá, portanto, consultar a sua genealogia e, especificamente, os ramos comuns a ambos nos seus arquivos genealógicos.
No seu software de genealogia, você exporta seus formatos de arquivo GEDCOM com extensão ".ged". Por exemplo "familiasilva.ged".
Para exportar, vá em Arquivos (Files) e clique em Exportar (Export). Salve com o nome que desejar, exemplo: familiasilva ou silva1