Até as pedras sabem que para fazer pesquisa genealógica é preciso saber um mínimo de História. No nosso caso, quando pesquisamos ancestrais nascidos em território que hoje é o nosso, obviamente a História do Brasil.
É importante você saber que, sob conceitos do Direito e da História, só nasceram brasileiros depois de 1822. Isto é, depois que o Brasil se tornou um estado-nação...
"Do universo, entre as Nações, resplandece a do Brasil", como diz o verso do Hino da Independência que inspira este nosso website.
Logo, todos os nossos ancestrais que nasceram antes de 1822 (tecnicamente antes de 29 de agosto e 1825, conforme se verá) não são "brasileiros" no sentido que você entende hoje. Simplesmente porque o Brasil não existia como estado-nação soberano, mas como colônia. Assim, juridicamente, Tiradentes não era brasileiro, mas um português nascido em terras da colônia brasileira. Por isso foi julgado como traidor da pátria ou... inconfidente.
Tecnicamente, o Brasil se tornou um estado-nação independente e soberano não a 7 de setembro de 1822, mas em 29 de agosto de 1825