Brava Gente Brasileira
Genealogia de Famílias no Brasil
Como fazer Genealogia no Brasil
Quem não quer “descender de alguém”, “integrar um clã” ou “pertencer a uma família”? Ademais, como diz Carl Jung, “Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si mesmo é que é uma doença. É absolutamente anormal”. Por isso, é natural, é saudável, é instigante descobrir quem são nossos antepassados. Quem não quer saber quem realmente é? E quem sabe de quebra até obter dupla cidadania? Pois a Genealogia dá respostas para tudo isso. Com uma vantagem: somos indivíduos do século 21!
A Internet democratizou a pesquisa genealógica. Antes cara, restrita a quem tinha recursos para busca e viagens, agora a investigação da ancestralidade está relativamente ao alcance de um clique. Logo, para começar sua pesquisa não são necessários grandes investimentos, a não ser algumas horas por semana e muita persistência. Preservar a história e montar a árvore da família são tarefas de amor para as gerações futuras. Experimente você também!
A história das famílias e das pessoas não se esgota numa listagem de nomes e datas! Muitas fontes além das certidões de dados vitais — nascimento, casamentos, morte — iluminam fatos sobre a vida. Materiais fotográficos, impressos (notícias, convites, mementos) e audiovisuais (filmes, entrevistas, gravações) mostram rituais familiares e sociais, histórias individuais e coletivas, alegrias e dramas que inserem a vida da família numa dimensão narrativa maior.
São essas provas de realidade vivida que conferem à Genealogia seu caráter envolvente, arrebatador e emocionante.
Primeiro leia os Requisitos para estrear na pesquisa genealógica
21 Saberes Essenciais em Genealogia
Os 21 saberes básicos para você se sair bem na sua pesquisa genealógica. Aqui estão:
Por favor, comece do começo. Não atropele informação, não corra. Se você está começando, não se imagine um perito, por mais expertise que tenha no uso da rede. Conheça o foco e as estratégias da pesquisa, o escopo, a terminologia do universo genealógico, os recursos para vastos bancos de dados históricos e arquivísticos e as ferramentas interativas. Aprenda a dar os primeiros 7 passos.
Você abriu sua conta num site de Genealogia e já saiu correndo lançando nomes de memória, de qualquer jeito, foi enfiando gente árvore adentro. Será que você conhece as regras básicas da Genealogia? Sabe mesmo lançar nomes com grafias ambíguas? Já sabe como se escreve as variações do nome? Conheça as 7 Regras Básicas para que seu trabalho tenha reconhecimento.
A maioria das famílias possui histórias, causos e lembranças transmitidas de geração em geração. Essas tradições familiares podem fornecer muitas pistas, mas podem ser uma arapuca que vai atrapalhar toda a sua pesquisa. São mitos recorrentes em várias culturas e em famílias diversas. Descubra os 7 mitos de Genealogia mais comuns no Brasil. E não erre mais!
Genealogia sem Documentação é Mitologia!
Se você vai pesquisar a história da sua família, tenha esse aforismo como meta. Afinal, ... leia mais
O que é pesquisa genealógica com excelência?
A excelência guarda equilíbrio entre vieses quantitativos e qualitativos. Assim, ...leia mais
Para o iniciante, soa muito esquisita a advertência: não pesquise sua árvore com base em sobrenomes. Mas essa é a realidade do mundo lusófono, dos falantes de português. Isso porque no mundo anglófono, as regras da onomástica se estabeleceram por volta do século XI ou XII, mas a lusofonia foi neste aspecto mais liberal... Podia-se usar nome de família da mãe, do pai, dos avós até dos padrinhos. Saiba mais
Você deve baixar logo um programa no seu computador, um app no smartphone e também utilizar uma plataforma online? Descubra suas reais necessidades e então escolha um programa. Vá com calma. E aprenda a escolher o programa ideal dentro de suas possibilidades econômicas, suas reais habilidades informáticas, sua meta na pesquisa e tipo de equipamento que possui. Compare.
Você já é um pesquisador mais experiente e precisa de dicas mais avançadas. Aliás, você nem mais suporta ler as mesmices de sempre, a mesma conversa, os mesmos passinhos, como fazer quando errar, de buscar tal e qual site. Chega! Você encontrará dicas fresquinhas, informações para solucionar uma contradição e exemplos práticos. Descubra como superar desafios. Leia para avançar
Famílias que Pesquisamos.
Resumo das árvores das famílias por nós pesquisadas e das quais somos descendentes. Apelidos de família das árvores de costado de todo o grupo colaborador deste site. Épocas, datas, lugares. Nomes de pessoas conhecidas e outras nem tanto. Essas são os nossos sobrenomes. Essas são as nossas raízes.
Intenções pelos Ancestrais. Amém !
Orações, preces, ritos, cânticos, decretos, mantras e sutras de diversas religiões evocando os antepassados. O “culto aos ancestrais” está presente em diversas religiões do Ocidente e do Oriente e em muitos estilos de vida. Pluralista, a página sobre Ancestralidade e Religião contempla várias crenças praticadas no Brasil. Confira.
Desde que Portugal e Espanha decidiram compensar a expulsão dos judeus pela Inquisição, milhões de brasileiros e outros latino-americanos estão em busca do seu antepassado judeu. Os incautos pensam que só porque são Oliveira, Machado, Leão ou Ferreira vão conseguir seu passaporte em 3 meses. Calma, gente, não é bem assim…
Romancista, poeta, jornalista, crítico literário, o primeiro dos escritores brasileiros a viver da Literatura, Bernardo Guimarães é autor de diversas obras, sendo a mais popular "A Escrava Isaura".
Clique neste link de Bernardo Guimarães: Obra e Vida, um website criado, produzido e editado pelos descendentes do autor. O site oficial do escritor Bernardo Guimarães (1825-
Genealogia na Decoração
Tudo o que tem neste Site
Todo mundo sabe que o segredo genealogia é entrevistar os parentes mais velhos. Mas como fazer isso? Aqui um roteiro para facilitar as suas descobertas!
Sempre empregue o nome com que uma pessoa foi nomeada ao nascer. Se não fizer assim, você perde ramos da árvore e se atrapalha sempre. Descubra o como e o porquê aqui.
«O meu tataravô é italiano. Tenho descendentes da Itália.» Pode haver dois erros nessa frase. Aprenda a falar corretamente sobre história da família!
Quem é o povo brasileiro?
Que é o Brasil entre os povos contemporâneos? Que são os brasileiros? Enquanto povo das Américas contrasta com os povos testemunhos, como o México e o altiplano andino, com seus povos oriundos de altas civilizações que vivem o drama de sua dualidade cultural e o desafio de sua fusão numa nova civilização. Outro bloco contrastante é o dos povos transplantados, que representa nas Américas tão-só a reprodução de humanidades e de paisagens europeias.(...) Os outros latino-americanos são, como nós mesmos, povos novos, em fazimento. Tarefa infinitamente mais complexa, porque uma coisa é reproduzir no além-mar o mundo insosso europeu, outra é o drama de refundir altas civilizações, um terceiro desafio, muito diferente, é o nosso, de reinventar o humano, criando um novo gênero de gentes, diferentes de quantas haja.
Darcy Ribeiro, in 'O povo brasileiro'
Quero contratar um genealogista
Se você preferir contratar alguém para fazer a sua pesquisa, pode economizar muito tempo.
Consulte o site de prestação de serviço em Pesquisa Genealógica: Descubra seus Antepassados.
Responda ao formulário e brevemente você receberá por E-mail ou WhattsApp um orçamento para a realização da sua pesquisa.
Aviso
Home | Pesquisando | Ferramentas | Sabia? | Blog | Fogão da Família | Contatos