Brava Gente Brasileira

Genealogia de Famílias no Brasil

Quem não quer “descender de alguém”, “integrar um clã” ou “pertencer a uma família”? Ademais, como diz Carl Jung, “Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si mesmo é que é uma doença. É absolutamente anormal”. Por isso, é natural, é saudável, é instigante querermos descobrir quem são nossos antepassados. Afinal, quem não quer saber quem realmente é? E, quem sabe, de quebra, até obter dupla cidadania? Pois a Genealogia dá respostas para tudo isso. Com uma vantagem: somos indivíduos do século 21! A Internet democratizou a pesquisa genealógica. Antes cara, restrita a quem tinha recursos para busca, agora a investigação da ancestralidade está ao alcance de um clique. Logo, para começar sua pesquisa não são necessários grandes investimentos, a não ser algumas horas por semana e muita persistência. Preservar a história e montar a árvore da família são tarefas de amor para as gerações futuras. Experimente você também!

Este site tem centenas de dicas

A história das famílias e das pessoas não se esgota numa listagem de nomes e datas. Muitas fontes além das certidões de dados vitais — nascimento, casamentos, morte — iluminam fatos sobre a vida. Materiais fotográficos, impressos (notícias, convites, mementos) e audiovisuais (filmes, entrevistas, gravações) mostram rituais familiares e sociais, histórias individuais e coletivas, alegrias e dramas que inserem a vida da família numa dimensão narrativa maior.

São essas provas de realidade vivida que conferem à Genealogia seu caráter envolvente, arrebatador e emocionante.

14 Saberes Essenciais em Genealogia

Os 14 saberes básicos para você se sair bem na sua pesquisa genealógica

São eles:

  • 7 passos Básicos na História da Família

  • 7 mitos nas Histórias de Família

A maioria das famílias possui histórias, causos e lembranças que são transmitidas de geração em geração. Essas tradições familiares podem fornecer muitas pistas, mas podem ser uma arapuca que vai atrapalhar toda a sua pesquisa. Conheça os 7 mitos de Genealogia mais comuns no Brasil. E não erre mais!

Você abriu sua conta num site de Genealogia e já saiu correndo lançando nomes de memória, de qualquer jeito, foi enfiando gente árvore adentro. Será que você conhece as regras básicas da Genealogia? Descubra os 7 passos iniciais para começar uma árvore de família que se destaque por quantidade e qualidade!

Como Iniciar sua Pesquisa Genealógica

Antes de iniciar sua pesquisa e sair preenchendo tudo quanto é árvore loucamente, leia com atenção as dicas em Como Iniciar. A investigação genealógica quer paciência e perseverança. Para começar, teste a sua paciência e sua perseverança lendo atentamente e até o fim o texto de explicação. O texto é longo... mas você está aprendendo! Siga nossas dicas para se dar bem em sua investigação de História da Família. Como iniciar

Devo escrever à mão ou já usar um bom programa?

Só após ler Como Iniciar sua Pesquisa Genealógica, você pode baixar um programa no seu computador, um app no smartphone e também utilizar uma plataforma online. Conheça o que é melhor para o seu caso, equipamento, foco de pesquisa e objetivos. Evite afobamentos, para não errar o lançamento dos dados. Vá com calma. E aprenda a escolher um programa dentro de suas possibilidades econômicas e suas reais habilidades informáticas. Compare.

O que é uma pesquisa Genealógica bem feita?

A pesquisa genealógica de excelência guarda equilíbrio entre aspectos quantitativos e qualitativos. Assim, é bacana encher um gráfico com nomes. Contudo, é melhor completar os nomes com locais e datas corretas e especialmente, tentar inserir os antepassados num contexto histórico com documentos legítimos. Tudo “peneirado” e “verificado”. Como sempre: Genealogia sem documentação é Mitologia.

Famílias que Pesquisamos.
Os ancestrais dos editores

Resumo das árvores das famílias por nós pesquisadas e das quais somos descendentes. Apelidos de família das árvores de costado de todo o grupo colaborador deste site. Épocas, datas, lugares. Nomes de pessoas conhecidas e outras nem tanto. Essas são os nossos sobrenomes. Essas são as nossas raízes.

Intenções pelos Ancestrais. Amém !

Orações, preces, ritos, cânticos, decretos, mantras e sutras de diversas religiões evocando os antepassados. O “culto aos ancestrais” está presente em diversas religiões do Ocidente e do Oriente e em muitos estilos de vida. Pluralista, a página sobre Ancestralidade e Religião contempla várias crenças praticadas no Brasil. Confira.

Você descende de judeus?
Isso tem fundamento?

Desde que Portugal e Espanha decidiram compensar a expulsão dos judeus pela Inquisição, milhões de brasileiros e outros latino-americanos estão em busca do seu antepassado judeu. Os incautos pensam que só porque são Oliveira, Machado, Leão ou Ferreira vão conseguir seu passaporte em 3 meses. Calma, gente, não é bem assim…

Quero contratar um genealogista

Se você preferir contratar alguém para fazer a sua pesquisa, pode economizar muito tempo.

Consulte nosso site de prestação de serviço em Pesquisa Genealógica: Descubra seus Antepassados.

Responda ao formulário e brevemente você receberá por E-mail ou WhattsApp um orçamento para a realização da sua pesquisa.

Home | Pesquisando | Ferramentas | Sabia? | Blog | Fogão da Família | Contatos

Quem é o povo brasileiro?

Que é o Brasil entre os povos contemporâneos? Que são os brasileiros? Enquanto povo das Américas contrasta com os povos testemunhos, como o México e o altiplano andino, com seus povos oriundos de altas civilizações que vivem o drama de sua dualidade cultural e o desafio de sua fusão numa nova civilização. Outro bloco contrastante é o dos povos transplantados, que representa nas Américas tão-só a reprodução de humanidades e de paisagens europeias.(...) Os outros latino-americanos são, como nós mesmos, povos novos, em fazimento. Tarefa infinitamente mais complexa, porque uma coisa é reproduzir no além-mar o mundo insosso europeu, outra é o drama de refundir altas civilizações, um terceiro desafio, muito diferente, é o nosso, de reinventar o humano, criando um novo gênero de gentes, diferentes de quantas haja.

Darcy Ribeiro, in 'O povo brasileiro'

Genealogia na Decoração

Tudo o que tem neste Site

Aviso

Este site começou o em 1997 no útil GeoCities. Com o fechamento do GeoCities pela Yahoo, em 27 de outubro de 2009, outros domínios se apropriaram dos conteúdos criados por nós: geocities.ws / oocities.org / geocitiesarchive.org. Assim, muitas páginas do antigo website continuam a ser exibidas por gente que lucra com anúncios por meio de conteúdo alheio. Esses páginas antigas não podem ser atualizadas, melhoradas e hoje pouco tem serventia, pois foram ultrapassadas por novas pesquisas, tornando-se obsoletas. No último ano em que My Heritage concedeu o prêmio, Brava Gente Brasileira: Genealogia no Brasil permaneceu entre os Top 50 websites sobre o tema.