Abendi participou do ENOAC 2023

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro promoveu o XIV Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade — ENOAC, nos dias 12 a 15 de junho, com a finalidade de estabelecer uma maior interação de seu quadro funcional e direção com os representantes dos organismos de avaliação da conformidade acreditados e em fase de acreditação; apresentar resultados e ações empreendidas em 2022; e identificar melhorias a serem implementadas no processo de acreditação.O evento foi promovido pelo Inmetro, com a secretaria da ASBM – Associação Brasileira de Metrologia. A Abendi esteve presente em um dos painéis, onde falou sobre a importância do reconhecimento internacional do Inmetro, e o impacto disso na qualificação e certificação de pessoas em END.
Guia para Serviços Seguros de Radiografia Industrial!

Ao unir esforços com especialistas de suas comissões técnicas, a Abendi elabora documentos técnicos com informações para aprimorar o desempenho das empresas e dos profissionais.

Para esse objetivo, a Corseg - Comissão de Radioproteção e Segurança Industrial, elaborou e disponibilizou para análise e comentários a proposta de um Guia para Serviços Seguros de Radiografia Industrial (PRe-006).

Este documento fornece recomendações para a execução segura de serviços de radiografia industrial, complementares à ABNT NBR 15909 e às resoluções da CNEN. O Guia visa auxiliar os usuários dos serviços, ou seja, os responsáveis pela contratação, os beneficiários e os profissionais de segurança do trabalho, a terem uma referência padronizada de consulta unificada e elaborada, com base na legislação vigente para se balizarem na contratação e fiscalização dos serviços de radiografia industrial.
Abendi participará de um movimento liderado pela ABEMIA Abendi participará de um movimento em prol da utilização do gás natural, organizado pela ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial, entidade extremamente importante para o desenvolvimento de empresas brasileiras no setor de engenharia industrial.O Brasil carece de gás e isso faz com que os preços praticados sejam muito altos, impactando as empresas diretamente. A ABMI está liderando este movimento cujo objetivo é discutir, coletar propostas e ideias para levar a nível de governo federal essa questão do gás natural. A Abendi, com muita satisfação, foi convidada a aderir esse movimento e o presidente em exercício, Vicente Abate, na ocasião, esteve discutindo com Joaquim Maia, presidente da ABMI, alguns aspectos da problemática atual da indústria brasileira, e confirmou a participação da Abendi. Essa é mais uma das ações que a entidade faz em prol dos ensaios não destrutivos e inspeção e em prol dos seus associados.
Participação da Abendi em evento da API –  American Petroleum Institute e IBP -  Instituto Brasileiro de Petróleo e GásO evento foi realizado no Rio de Janeiro e estiveram presentes perto de 100 pessoas, entre as quais se destacavam presidentes e CEOs das maiores empresas do setor de óleo e gás, além de representantes e entidades de instituições ligadas ao tema. A Abendi foi representada pelo engenheiro Antonio Aulicino, gerente executivo desenvolvimento de negócios da Abendi. Como se sabe a Abendi mantem um acordo de cooperação com a API em diversas áreas de atuação, sendo extremamente importante para a comunidade tecnológica nacional, no que se refere ao setor de inspeção.

Visitas na Abendi

21 de junho (foto acima): O diretor de Fabricação do Exército Brasileiro, general Tales Eduardo Areco Villela, esteve conhecendo as instalações da Abendi. Acompanhado por uma comitiva, eles foram recebidos pelos representantes da instituição: João Conte (diretor executivo), Antonio Aulicino (gerente executivo de Desenvolvimento de Negócios) e Cláudio Forjaz (consultor de END). Na ocasião, o general mostrou interesse em treinar e qualificar seu pessoal em Ensaios Não Destrutivos (ENDs), a fim de melhorar a qualidade dos serviços de inspeção nas organizações militares.

07 de junho (foto acima): Javier Alejandro Carreno Velasco, junto com sua equipe: Rejane Therencio Batista, Rodrigo Vieira Landim e Hugo Leonardo de Aquino Keide, representando a COTEM - Coordenação de Tecnologia de Materiais, do INT - Instituto Nacional de Tecnologia, que é uma unidade de pesquisa vinculada ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Durante a visita foram discutidos assuntos de interesse mútuo entre as entidades, no que diz respeito a pesquisa, desenvolvimento e inovação em demandas atuais e futuras da indústria, com foco na otimização de processos de inspeção e implementação de metodologias.