A importância dos profissionais de inspeção

Por João Conte

05/05/2023

 A inspeção é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos e serviços industriais. Contribui de forma inquestionável para evitar possíveis defeitos, falhas de um equipamento e danos ao meio ambiente e à população, durante o processo de fabricação e operação.

 Além disso, a inspeção industrial também tem um impacto econômico significativo. Através da inspeção, é possível identificar falhas e erros no processo de produção que podem causar prejuízos aos fabricantes. Ao detectar esses problemas, os fabricantes podem implementar as alterações necessárias para corrigir e aprimorar o processo.

Isso pode resultar na redução dos custos de produção, melhora na qualidade dos produtos e, consequentemente, no aumento da satisfação dos clientes e das vendas.

A inspeção industrial tem um impacto significativo na redução de custos e no aumento da eficiência e competitividade das empresas.

Para realizar de forma adequada a inspeção industrial, é necessário profissionais especializados (especialistas de inspeção industrial), que são responsáveis por avaliar a conformidade dos produtos e processos industriais com as normas de qualidade e segurança aplicáveis, bem como identificar falhas, defeitos e oportunidades de melhoria.

Entre as principais responsabilidades dos profissionais de inspeção estão:

a) Realizar inspeções em equipamentos, instalações e processos industriais para garantir a conformidade com normas, regulamentos e procedimentos;

b) Identificar e corrigir problemas de segurança, qualidade e produtividade;

c) Elaborar relatórios técnicos e laudos de inspeção;

d) Colaborar com a equipe de produção e manutenção para garantir a qualidade dos produtos e a eficiência dos processos;

e) Acompanhar auditorias internas e externas;

f) Propor melhorias para os processos e produtos da empresa;

g) Identificar oportunidades de redução de custos e aumento da eficiência;

h) Manter-se atualizado sobre as normas e regulamentos aplicáveis à indústria.

 

Em função da criticidade dos equipamentos que são inspecionados, todos eles sujeitos a pressão extrema, os profissionais que atuam na inspeção industrial, são via de regra, qualificados e certificados segundo sistemas nacionais com base em padrões internacionais.

No Brasil temos entidades tecnológicas, sem fins econômicos, que certificam os profissionais em áreas distintas, conforme o SNQC (Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoas).

São elas a ABENDI, ABRACO , ABRAMAN, FBTS e SENAI Solda.

Esta importante categoria obteve o seu reconhecimento e a inclusão no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) apenas recentemente, através da iniciativa de alguns profissionais que contou com o apoio da Abendi.

Busca-se agora a regulamentação da profissão e ações políticas vem sendo realizadas para a apresentação de um Projeto de Lei neste sentido.

Neste mês de maio, em que se comemora o Dia do Trabalho (01/05), fica nossa homenagem a todos os trabalhadores brasileiros, particularmente aos especialistas de inspeção.

São profissionais apaixonados pelo seu trabalho. Sabem que não basta fazer a inspeção com conhecimento e experiência; tem que fazer a inspeção também com o coração.