21/07/2023
A Engenharia de Inspeção
Por João Conte
O papel das organizações é criar valor para seus stakeholders, que incluem clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Para alcançar esse objetivo, as organizações devem ter uma estratégia clara, uma cultura forte e uma execução consistente.
As organizações são responsáveis por fornecer produtos e serviços de qualidade para seus clientes, gerar lucro para seus acionistas, criar um ambiente de trabalho saudável e motivador para seus colaboradores, trabalhar em parceria com fornecedores e fornecer benefícios para a comunidade.
Para desempenhar esse papel de maneira eficaz, as organizações devem ser gerenciadas de forma profissional e responsável, com sistemas eficazes de governança corporativa e sustentabilidade. As organizações também devem ser ágeis e adaptáveis, capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades de seus stakeholders.
Tudo isso é válido também para as empresas prestadoras de serviços de inspeção industrial. Logicamente que existem particularidades a serem consideradas, pois grande parte destas empresas são micro e pequenas. Então, aplicar todos os princípios de gestão anteriormente descritos, embora necessários, nem sempre é possível.
Infelizmente, o Brasil é um país que não incentiva a livre iniciativa e o empreendedorismo. Muito pelo contrário.
Ser empresário neste país, independente do porte da empresa ou do ramo de atuação é, antes de tudo, um ato de heroísmo.
Ou mesmo de loucura.
Muitas empresas de inspeção nasceram a partir do momento em que um profissional decidiu constituir uma “pessoa jurídica”, ou simplesmente PJ.
Assim, convivem com os mesmos problemas de uma grande empresa, e mais todos os outros inerentes a uma organização que necessita de muito apoio.
A questão é que as empresas de inspeção devem na realidade se tornar uma empresa de “engenharia de inspeção”. Desta forma, os resultados dos serviços prestados trarão maior confiabilidade e segurança a todos.
O INMETRO lançou uma sistemática de acreditação dos organismos inspeção baseada na Norma ISO 17020. Apesar de constar esta exigência nos contratos Petrobras, a adesão foi muito pequena.
Recentemente o próprio INMETRO lançou a Inspeção Acreditada de Empreendimentos de Infraestrutura, outra iniciativa bastante positiva.
O debate está aberto.
A Abendi pretende promover ampla discussão sobre o tema e formatar propostas no sentido de implantar ações que resultem em melhorias do setor.