A inspeção de equipamentos no Brasil - Parte 2

19/01/2024

Por João Conte

No Brasil, o início formal ocorreu em 1958, na Refinaria Presidente Bernardes, Cubatão/SP, após uma sequência de acidentes. A partir disso, foram criados setores de Inspeção de Equipamentos nas demais refinarias em atividade, Petrobras e empresas privadas, e na indústria petroquímica que estava em ascensão.


Outro advento extremamente significativo e importante foi a elaboração da NR-13.


A NR-13 é a Norma Regulamentadora no 13, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações. Foi criada, em 8 de junho de 1978, sofrendo revisões posteriores.


Esta Norma NR-13 é a norma que determina os requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras à vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação ligados à operação, inspeção, instalação e manutenção. Ela resguarda a proteção do trabalhador que atua com caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento.


Não temos no país um sistema estruturado para a certificação dos profissionais que atuam em inspeção de equipamentos. Existem regras para a capacitação dos profissionais que irão atuar nesta importante área industrial.
A Formação de Inspetores de Equipamentos/IEQ, capacita os alunos para analisarem falhas e danos em equipamentos de processo e elaborar recomendações que evitem essas ocorrências. Atende aos requisitos da portaria Inmetro 537/2015.

A inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira adequada. Seus objetivos incluem:


Essa prática permite identificar falhas e pontos de melhoria para aprimorar o serviço ou produto e, assim, oferecer um resultado confiável tanto para a empresa quanto para o cliente final, além de considerar o bem-estar dos trabalhadores.


A inspeção ajuda a mapear pontos de atenção que podem ser melhorados, evitando danos às pessoas, ao maquinário ou ao produto final, potencializando os resultados do trabalho para que o desempenho da empresa fique ainda melhor.
Quando a inspeção é baseada na manutenção preventiva, por exemplo, pode identificar falhas e riscos, evitar paradas inesperadas, otimizar a produtividade da equipe e aumentar a qualidade das atividades.


Por isso, algumas das vantagens de fazer inspeções são:
* Avaliação de riscos;
* Correção de pontos negativos;
* Implementação de melhorias;
* Mais segurança no trabalho;
* Redução de custos;
* Melhor gestão de tempo;
* Aumento da produtividade.