A última edição da Conferência Pan-Americana de Ensaios Não Destrutivos - PANNDT 2025, que é promovida pela Federação Panamericana de Ensaios Não Destrutivos (PANNDT), foi organizada pelo Instituto Canadense de Avaliação Não Destrutiva (CINDE) e teve lugar em Niagara Falls/Canadá, de 9 a 12 de junho deste ano. Esta valiosa conferência é um evento imperdível para profissionais de ensaios não destrutivos, inspeção, controle de qualidade e fabricação de todo o continente americano.

Uma nova diretoria da Federação Panamericana de Ensaios Não Destrutivos foi eleita (PANNDT) e Antonio Luís Aulicino, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Abendi, é o novo vice-presidente. Segue agora uma entrevista de Antônio Aulicino concedida a João Conte sobre o tema.

 

Faça um breve histórico da sua vivência no setor.

R. Sou Engenheiro Mecânico de Produção, graduado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e venho da indústria, tendo ocupado diversos cargos em empresas como Dow Química, National Starch & Chemical e IBG – Indústria Brasileira de Gases . Atuo na Abendi há 13 anos, onde ocupo atualmente o cargo de Gerente Executivo de Desenvolvimento de Negócios. Também represento a Abendi no Grupo de Trabalho WG 4 – Comunicações, do ICNDT (International Committe for Non Destructive Testing), a Organização Mundial dos Ensaios Não Destrutivos e no IQF – Instituto da Qualidade Ferroviária, onde integro o Conselho Fiscal.


Quem faz parte da nova Diretoria que foi formada?

R. O Presidente da nova gestão da PANNDT é David Bajula, da ASNT (EUA), tendo como Vice-presidentes, além de mim, Jorge Amsler da AAENDE (Argentina) e como Secretário, Glenn Tubrett do CINDE (Canadá).


Dentro da sua visão, qual é a importância da Conferência para o mercado de END brasileiro?

R. A Conferência Panamericana de Ensaios Não Destrutivos é uma oportunidade para os profissionais trocarem experiências, se atualizarem e verificarem as principais tendências tecnológicas e lançamentos na região, para as empresas uma oportunidade de expandir seus negócios em âmbito panamericano e para comunidade acadêmica, a oportunidade de apresentar os trabalhos e avanços científicos para a comunidade de todos os países que compõe as Américas.


Na última edição, o que você achou que teve maior relevância?

A PANNDT 2025 contou com 100 apresentações técnicas, dois painéis de discussões, 9 posteres e cerca de 700 participantes de 20 países. Muita coisa boa foi apresentada, mas sem dúvidas, o tema dominante foi o avanço da IA nos Ensaios Não Destrutivos.


O que esperar para a próxima edição, e quando será o evento?

R. A Conferência Panamericana de Ensaios Não Destrutivos acontece a cada 4 anos e a próxima edição acontecerá nos Estados Unidos, em 2029, organizada pela ASNT. É sempre um desafio superar a edição anterior, e esta edição no Canadá foi excepcional, mas podemos esperar que a 9° edição, será ainda melhor.