Entidades Tecnológicas Setoriais - ETS


Por João Conte

26/05/2023

As entidades tecnológicas setoriais (ETS), um conceito criado pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), são instituições sem fins lucrativos, de articulação e gestão do desenvolvimento técnico e tecnológico do setor instituidor.

No Brasil diversas ETS também certificam pessoas, produtos e sistemas, entre as quais podemos citar : ABENDI, ABRACO, ABRAMAN, FBTS e IBRACON.

Estas entidades são vitais para o próprio desenvolvimento tecnológico e da inovação para o país.

Pois bem, iniciamos recentemente um novo governo, tendo à frente o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, salvo engano, não temos nenhuma política para reconhecer a importância e apoiar as ETS.

O governo poderia estabelecer “políticas”, trabalhando em articulação com as ETS no sentido de implementação destas políticas.

Recentemente, ainda no governo anterior, sob iniciativa do INMETRO, foi formulada a Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade.

Creio que devemos retomar as ações conjuntas das ETS e levar ao governo algumas sugestões:

1.  Formulação de uma política nacional de exigência de utilização de profissionais certificados em inspeção para atuação na fabricação, montagem, reparos e manutenção de equipamentos.

2.  Movimentação em prol da indústria nacional.

3.  Formulação de uma política nacional de avaliação e manutenção de pontes e viadutos e barragens.

Logicamente são iniciativas que necessitam de ampla discussão entre todos os atores dos diversos segmentos envolvidos.