11/10/2023

“Há algo de podre no reino da Dinamarca"

Por João Conte

 

William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.

Entre as suas principais obras, podemos destacar “Hamlet”, a história de um príncipe dinamarquês que busca vingar a morte de seu pai, o rei Hamlet que foi envenenado por seu irmão, Cláudio; esta peça foi encenada pela primeira vez em 1601, na cidade de Londres.

A expressão "Há algo de podre no reino da Dinamarca" aparece nesta obra e se referia a traições e homicídios que ocorriam na história. Hoje costuma ser usada para se referir a fatos obscuros, que ocorrem em determinados ambientes (políticos, sociais, familiares, etc.).

A citação de Hamlet: “Há algo de podre no reino da Dinamarca” já indica que não se trata somente de uma vingança contra um crime, mas de algo ainda pior.

Trazendo para o nosso mundo atual e cotidiano, representa a situação em que nos damos conta de estarmos sendo enganados e que ainda há tempo de sairmos ilesos da situação, desde que saibamos agir com inteligência e calma.

Pois, há algo de podre no “ Reino da Certificação”.

Comenta-se, relatam-se fatos, junta-se dossiê, sussurram pelos corredores, mas de forma efetiva nada havia sido abordado ainda.

Porém, chegou a hora de discutirmos de forma madura, racional e profissional, acima de tudo, as certificações de pessoas praticadas em nosso país, notadamente em END e Inspeção.

Temos uma mesma norma de referência, a ISO 9712, que fixa os critérios mínimos a serem observadas na implementação dos esquemas de certificação.

Então por que tanta diferença nos exames práticos de alguns esquemas?

Como explicar a velocidade com que alguns profissionais são certificados em alguns organismos? Depois do “fast food” temos também o “fast certification”?

Por que alguns profissionais que são reprovados nas três tentativas em determinados organismos de certificação, são aprovados na primeira tentativa em outros?

Ninguém é contra a concorrência, muito pelo contrário, mas os critérios devem ser os mesmos, não pode haver duas diferentes categorias de profissionais certificados para o mercado.

Uma análise deve ser feita também no processo de acreditação dos organismos de certificação de pessoas por parte do órgão acreditador nacional (INMETRO). Para que não pairem dúvidas.

Há realmente algo de podre no Reino da Dinamarca?

Vamos averiguar juntos. Não podemos simplesmente deixar passar em branco uma outra citação de Hamlet:

“Afinal de contas, há muito mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia”.