Teatro Publicado

Europim, Europam, Europum, 2013, Lisboa, Edição de Autor

Em Europim verseja-se sobre o episódio do Luso Lusitano que emprenhou Europa e enganou Zeus, fugindo de Creta com a filha ilegítima nos braços. Trata-se de puro teatro de cordel electrónico em que a acção mitológica se desenvolve através de narrativas cantadas.

Em Europam o espaço do cabaret abre portas e as personagens cantam e representam o tempo da alegria e da abundância e do desbaratar da riqueza.

Finalmente, em Europum, sob a tónica da canção Lili Marlene, sinal descaradamente discreto, desenvolve-se a rede de tensões sociais, materiais, psicológicas e afectivas que conduz à desagregação do elenco.

A Nau Catrineta aporta na “rua” onde a acção finaliza.




O Sabor dos Sonhos, Lisboa, Edições Rolim, Col. Palco, 1998
O tema da peça espraia-se pelas ondas de música escondidas sob as acções de todos os dias. O detonador dramático do enredo está engatilhado sobre a ameaça de uma "Força do Mal", que aprisiona a melodia do sabor dos sonhos. O texto foi premiado num concurso da Secretaria de Estado da Cultura, em 1988.

A Revolta dos Micróbios, Lisboa, Plátano Editora,
Colecção Festa Teatral, (3) 1988

A Revolta dos Micróbios é uma peça de teatro adaptada a partir de um conto de Thorbjorn Egner. Foi uma encomenda da Direcção Geral de Saúde sobre cuidados de saúde oral. Tanto a Cárie como o Bactério são duas personagens que destróem a "casa" onde vivem, neste caso, a boca de uma criança gulosa. A peça foi expressamente escrita para televisão.


O Carnaval Infernal, Lisboa, Plátano Editora, Col. Festa Teatral,
Comemorar a época carnavalesca no Inferno é um diversão diabólica representada por um Lobo Punk, um Anjo Rico, um Pobre Diabo e uma Bruxa Casamenteira, que dialogam rimando à maneira vicentina. Com desempenhos de Carlos Paulo e Lúcia Maria abrilhantaram a versão para a R.T.P. três cantores: Carlos Mendes, Carlos Paião e Joel Branco.

Os Cozinheiros d'Oz, Lisboa, Plátano Editora, Colecção Festa Teatral, Lisboa 1988

Que poderá acontecer numa cozinha de um restaurante quando se descobre que o Cozinheiro é doido, o Ajudante desajuda e a Moça quer marido?
Com desempenhos de Carlos Paulo, Lúcia Maria e Carlos Vidal, esta comédia foi escrita para a TV e gravada sob a forma de teatro televisivo na R.T.P., em 1987.

À Laminuta, Lisboa, Plátano Editora, Col. Teatro Vivo, 1983. O Chapéu Mágico, Lisboa, Sá da Costa Editora, Col. Rosa dos Ventos,

1982.

À Laminuta centra-se sobre a relação entre teatro e os media aqui assumidos como plateau no palco

1º. Prémio (ex-aequo) de Teatro. Experimental do Porto em 1983.

O Chapéu Mágico foi construído a partir de um dispositivo através do qual fantoches se metamorfoseiam em actores. O entrecho gira em redor das artimanhas que as personagens pretendem ser atores e bonecos

1º Prémio do concurso de teatro para crianças promovido pela Radiotelevisão Portuguesa, em 1982.

Saltimbancos, Lisboa, Moraes Editores, Col. Palco, 1979.
2.º Prémio do concurso de teatro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1979.

Saltimbancos foi o primeiro texto a ser premiado, representado e publicado.