Triunfo do Barroco: sistema de interactividade

Contrariamente ao que aconteceu com o disco sobre Lisboa não existiu neste caso prioridade dada à concepção dos desenhos interactivo ou gráfico. Eles emanaram um do outro, sem qualquer primazia e cedo se harmonizaram enquanto conceito e projecto. Mais tarde, na fase da execução artística e técnica, a relação íntima que presidiu à sua génese acabou por favorecer o trabalho das equipas que produziram ambos.

A ideia-mestra que presidiu ao desenho interactivo fundamentou-se no seguinte princípio: tanto o sistema de interactividade como o desenho gráfico da interface devem servir as temáticas do Barroco de um modo funcional. Não deveriam nunca servir-se delas para, através da estética do movimento, criar maneirismos e conceptualismos perfeitamente desarrazoados e inúteis para a sua funcionalidade. Definido este denominador comum consensual entre todos os membros da equipa decidiu-se realizar um modelo de sistema interactivo que atingisse dois objectivos: aliar o lado espectacular das aplicações CD-i (nomeadamente na qualidade de imagem e de som) ao didactismo subjacente ao tema abordado, vertente que é mais característica dos programas apresentados em CD-ROM. Som e imagem de boa qualidade serviram a riqueza dos conteúdos temáticos do Barroco; a componente pedagógica e didáctica foi sedimentada a um nível mais aprofundado do programa.

Alunos e professores foram definidos como público-alvo a atingir, bem como pessoas com interesses culturais sofisticados. Para concretizar estes objectivos o desenho interactivo utilizou três módulos recém-integrados no motor de programação HAL 90, que ainda não haviam sido incluídos em nenhuma das produções o vídeo digital em toda a superfície do écran, o hipertexto e o índice alfabetado. O primeiro destina-se a abrilhantar o lado espectacular da aplicação de forma a cativar para a fruição da arte barroca um público menos erudito; o segundo foi construído a partir de textos de especialistas com múltiplas remissivas audiovisuais de forma a concretizar propósitos pedagógico-didácticos. O terceiro elemento do modelo interactivo que implementámos, consistiu num índice alfabetado de todos os conteúdos temáticos e o objectivo consignado foi o de servir o público erudito interessado em aprofundar um dado elemento específico dos módulos temáticos tratados.

A fim de harmonizar o desenho interactivo com as intenções dos especialistas de conteúdos foi decidido criar três módulos audiovisuais longos (com cerca de dez minutos de duração cada) que tratam as temáticas fundamentais da arte barroca portuguesa e brasileira: a vida na corte, o rei e o clero. Estes módulos têm uma interactividade restrita. O utilizador pode parar a sequência para apreciar uma dada imagem, pode saltar de assunto para assunto dentro do módulo, e pode aprofundar uma dada área temática sempre que aparece no curso da sequência uma incrustação específica.

Se clicar sobre esse símbolo, entra num vídeo que aprofunda o tema que se está a tratar, após o que o programa acede automaticamente ao módulo de hipertexto. Este contém um número apreciável de palavras e expressões com uma cor que os diferencia do texto corrido. Ao clicar sobre elas, o utilizador tem acesso a sequências audiovisuais que o esclarecem sobre o significado da palavra ou expressão, ou sobre a área semântica por elas abrangida. Dado que a programação memoriza os passos da pesquisa feita pelo utilizador, este poderá em qualquer momento regressar ao ponto onde interrompeu a grande sequência temática (vida na corte, rei e clero), mediante um ícone presente na barra de comandos, que simboliza a função de "voltar atrás". O desenho interactivo de O Triunfo do Barroco criou uma barra de comandos bastante simplificada, quando comparada com a do disco de Lisboa. Esta barra, que o desenhador da interface decidiu colocar na vertical do lado direito no écran de menus, abdicou de ter barras de comando subordinadas. O conjunto de interacções que o utilizador decidir fazer durante o desenrolar das sequências realizam-se de forma simplificada, premindo um dos cursores do comando, ou é conseguida através de um conjunto de ícones incrustados na imagem e que aparecem em momentos específicos do desenrolar das sequências. A barra de comandos do menu principal apresenta um ícone para escolha da língua em que se deseja ouvir o audio (Português ou Inglês), um ícone que permite o acesso imediato ao menu principal, um outro que remete para a consulta alfabetada de todos os temas tratados no disco, e o que atrás se referiu para poder regressar ao ponto onde se iniciou a pesquisa. Completam os comandos disponíveis na barra o ícone da ajuda e o ícone para abandonar o programa.

Saber +