Fora de Coleção

Uma Chupeta no Meio da Ponte, Associação Portuguesa da Paralisia Cerebral NRCB, Edição 2007

Aventuras e desventuras de uma menina que sente enormes dificuldades em separar-se da sua chupeta. Percurso imaginado sobre as imagens e sentimentos muito fortes da nossa primeira infância.

Obra oferecida para recolha de fundos para a Associação Portuguesa da Paralisia Cerebral - Núcleo Regional de Castelo Branco, 2007.

Alex, o Amigo Francês, Lisboa, Editorial Caminho, Col. Caminho Jovens, 1989

Regressado de França onde cresceu e viveu, Alex, filho de emigrantes, tenta adaptar-se à vida em Portugal. Mau-grado os esforços desenvolvidos, a desadaptação é evidente e os problemas sucedem-se, aparentemente sem saída possível.

Pés Pequeninos, Lisboa, Plátano Editora, Col. Ver e Ler, 1989.

Pés Pequeninos foi uma primeira experiência de adequar a escrita ao estatuto de legenda suficientemente sedutora para - em aliança com a imagem - dizer muito mais do que se lê e vê.

A experiência foi partilhada como ilustrador Jorge Colombo hoje radicado em Nova Iorque e que também se estreou neste género de experiência

- Berlindes de Cristal, Lisboa, Plátano Editora, Col. O Livro à Mão, 1988.

Berlindes de Cristal é uma colecção de prosas poéticas em que se desenvolvem experiências com a linguagem e a forma de as adequar a uma relação harmónica com as imagens.

O livro destina-se a uma grupo etário entre os 9 e os 12 anos.

- Um pássaro no psicólogo, Lisboa, Edições "O Jornal", 1ª ed. 1988, 2nd edition Plátano Editora 2007.

Um Pássaro no Psicólogo foi um livro escrito às avessas: a pintora francesa Charlotte Dufour trouxe-me uma colecção de imagens fantásticas e depois de as trabalhar como se fossem um puzzle, descobri a história que elas continham. A segunda edição foi ilustrada pela designer do C.I.T.I. Ana Gini de Carvalho.

Crítica literária

- Histórias Célebres da Gata Virgulina, Lisboa, Plátano Editora, Col. O Livro à Mão, 1987

A série de programas "Livros Jovens" foi produzido para a R.T.P. em 1990 e em todos eles participou a Virgulina - uma gata com pretensões intelectuais na área da escrita literária. As histórias que a personagem contou foram bem aceites pelos telespectadores e deram origem a esta colectânea.

- A Paixão do Mascarilha Negra, Porto, Edições Asa, Col. Ramo Verde, 1ª ed. 1987.

Que poderá suceder no momento em Zorro salta do écran de uma fita de cinema para interagir com o mundo real?

Escrito em 1985, o núcleo central da acção da Paixão do Mascarilha Negra gira em torno dos conflitos que o herói cinematográfico entretece com o seu outro-eu, muito jovem.

O que disse a Imprensa

- Ulipsis, a cidade submersa, Lisboa, Plátano Editora, 1987.

Ilustrada pela pintora Charlotte Dufour, esta obra teve uma génese semelhante à do Pássaro no Psicólogo. Os quadros foram o pretexto para inventar um enredo. Assim, Ulipsis, a Cidade Submersa é um exercício de imaginação realizado sobre um conjunto de quadros que, aparentemente, não tinham histórias dentro.

- O Sétimo Descarrilamento, (co-autor) , Lisboa, Edições "O Jornal", 1ª ed. 1985.

Escrito de parceria com Maria Alberta Menéres e ilustrado por Jorge Colombo, O Sétimo Descarrilamento é uma história sobre prados verdejantes, vacas e comboios elétricos. Foi distinguida com o prémio "O Ambiente na Literatura Infantil", da Secretaria de Estado do Ambiente, em 1985.

- O Iô Iô Apaixonado, Lisboa, Distri Editora, 1ª ed. 1983.

O caixote de brinquedos velhos que existe na memória de quase todas as infâncias foi o ponto de partida para o enredo que entretece as venturas e desventuras de dois iô iô apaixonados.


- O Pião das Nicas, Lisboa, Moraes Editores, 1ª ed. 1983

A parceria com o pintor Francisco Relógio concretizou-se uma segunda vez em O Pião das Nicas, livro distinguido pela Associação Portuguesa de Escritores.

O texto integra-se numa trilogia de histórias sobre brinquedos tradicionais de que também fazem parte Job, o Ás do Bilas e o Pífaro Lá Mi Fá Sol.


- O Búzio de Nácar, Coimbra, Edição Vértice, 1982; 2ª edição, Lisboa, Editorial Caminho, 1986.

A primeira edição do Búzio de Nacar teve a chancela da Vértice, em Coimbra, e marca a estreia de Jorge Colombo como ilustrador. A segunda, foi editada em Lisboa pela Editorial Caminho, com ilustrações de Henrique Cayatte.