Importante: NUNCA utilizar dispositivos com chip de internet junto ao compartilhador Raspberry, ou seja, celulares/POS que vão se conectar ao Raspberry precisam que seus chips sejam removidos. Isso evita que o Android fique alternando entre WI-FI e dados móveis.
Antes de iniciar a configuração, é necessário baixar os dois arquivos nos links abaixo:
O primeiro é a ISO modificada pela plataforma que permite o compartilhamento entre os terminais. Lembrando que somente essa ISO irá funcionar com o nosso sistema.
O segundo arquivo é o Win32 Disk Imager que permite a instalação da ISO baixado no cartão SD. (Caso o WIN 32 não funcione utilize o programa Balena Etcher).
Após baixar ambos os arquivos, extraia eles para uma pasta. Em seguida, instale o Gravador de Imagem que você baixou, cujo nome do arquivo é Win32DiskImager-0.9.5-install.
Conecte ao computador, o cartão de memória ou pen drive e aguarde ele ser lido pelo Windows. Após a conexão, ele aparecerá na listagem de discos do seu computador, em “Este computador” com uma letra atribuída (D, E, F, etc). Memorize essa letra. Garanta que o dispositivo esteja vazio e formatado corretamente no modo FAT32.
Em seguida, abra o aplicativo Win32 Disk Imager que você acabou de instalar como administrador. Após abrir, clique em DEVICE, e selecione a letra atribuída ao cartão de memória ou pen drive conectado.
Selecionado o dispositivo, clique na pasta azul e localize o arquivo com a ISO que você baixou anteriormente, chamado raspAllVersions.v2.
Dica: A ISO precisa ser a que está no link do manual, caso contrário o compartilhamento não vai funcionar.
Após selecionar o arquivo, clique em Write para iniciar o processo de gravação da ISO no dispositivo, e depois confirme clicando em YES.
Não funcionará apenas transferir o arquivo.
Esse processo pode demorar até 30 minutos, a depender da velocidade de gravação do seu Hardware. Após finalizar, uma mensagem de sucesso aparecerá. Somente após finalizar, você pode fechar o aplicativo e retirar o dispositivo.