Importante: NUNCA utilizar dispositivos com chip de internet junto ao compartilhador Raspberry, ou seja, celulares/POS que vão se conectar ao Raspberry precisam que seus chips sejam removidos. Isso evita que o Android fique alternando entre WI-FI e dados móveis.
Itens necessários para configurar o IP:
Raspberry PI 3B ou 3B+;
Cartão de Memória com ISO instalada;
Monitor com cabo HDMI;
Mouse e teclado.
Para iniciar a configuração de IP de um Raspberry, será necessário que o cartão de memória com a ISO gravada (vide manual Gravação do ISO) já esteja inserido.
Conecte o dispositivo ao monitor através do cabo HDMI e plugue o mouse e o teclado. Ligue o dispositivo na tomada, uma luz interna será acesa e um logo exibido na tela do monitor que está sendo iniciado.
Após um carregamento, uma área de trabalho deve aparecer com um terminal preto rodando. Caso solicite usuário e senha, utilize:
Username: pi
Password: raspberry
Para configurar o IP do Raspberry, inicialmente, será necessário saber qual é o IP do roteador que ele está conectado. Para isso, utilize um computador windows.
Certifique-se que o computador e o Raspberry estão conectados ao mesmo roteador.
Então, pesquise no menu Iniciar por CMD e aperte Enter.
No terminal que apareceu, digite IPCONFIG e aperte Enter.
No texto que apareceu no terminal, procure pelo IP do GATEWAY PADRÃO. Esse é o IP do roteador. Anote-o.
Agora que você já tem o IP do roteador, volte ao Raspberry.
Após conectar a rede, clique com o botão direito do mouse na opção com as duas setas azuis na barra de tarefas, após, selecionar a opção "Wireless & Wired Network Setings".
Uma tela de configuração irá aparecer. Logo no topo da tela, você terá duas caixas seletoras. Na primeira, você deixa selecionado INTERFACE. E na segunda, você terá as opções de eth0 e wlan0. Nós iremos usar as duas, então podemos começar pela eth0 por exemplo.
Ao selecionar uma das opções, os campos de configuração serão liberados para edição. Vamos editá-los da seguinte forma:
Desmarque a opção Automatically configure empty options.
Marque a opção Disable IPv6.
Em IPV4 Address, você vai definir um IP Fixo para o Raspberry utilizar. Ele precisa estar no mesmo domínio do IP do Roteador, que você anotou na etapa anterior. Por exemplo, se o IP do Roteador é 10.0.0.1, os 3 primeiros números são o domínio e o último é o identificador do equipamento. Então, para o Raspberry, você precisa atribuir um número que não está sendo usado. Você pode conferir isso no admin do roteador, ou tentar um número que acredita que não está em uso. No nosso exemplo, vamos usar então o 10.0.0.50. Digite esse IP e aperte TAB. Se o número permanecer, é porque esse IP foi aceito. Se ele se apagar, é porque esse IP não é válido ou está em uso, e aí você precisa tentar outro.
Em Router, você precisa colocar o IP do Roteador. No nosso exemplo, é o 10.0.0.1, mas você precisa colocar o que você anotou no computador do cliente.
Em DNS Servers, você vai colocar novamente o IP do Roteador.
Em DNS Search, você vai colocar novamente o IP do Roteador.
Por fim, clique em Apply.
Repita o mesmo procedimento, mas agora com a outra opção wlan0. As configurações serão as mesmas.
Ao final, ambas as configurações devem ficar parecidas com a seguinte, mudando apenas os endereços IP para cada cliente, pois não serão os mesmos.
Agora, você precisará configurar o PDV para conectar ao Raspberry. Veja como nesse artigo.